CADASTRO TERRITORIAL NO BRASIL: CONTEXTUALIZAÇÃO, PANORAMA ATUAL E POLÍTICA CADASTRAL NO PAÍS

Autores

  • Maria Lí­gia Chuerubim Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Daiana Barcelos Furtado Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Bruno de Oliveira Lázaro Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Cadastro urbano, Plano diretor, Polí­tica tributária, Gestão municipal, Planejamento urbano.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo contextualizar a temática do cadastro urbano e rural no Brasil com base em um panorama geral dos principais estágios de desenvolvimento do cadastro no paí­s. Este trabalho busca também evidenciar os principais fatores que eclodiram na polí­tica de cadastro territorial contemporânea. A participação do cadastro na estrutura administrativa do Estado representa uma importante ferramenta frente ao processo de gestão territorial, uma vez que se baseia em um sistema de informação geográfica que registra interesses sobre a terra, direitos e responsabilidades. Desta forma, o cadastro auxilia o processo de arrecadação tributária e o planejamento rural e urbano, os quais, em suma, buscam sempre o desenvolvimento social e econômico da federação. Por fim, este trabalho destaca a necessidade de se adotar polí­ticas cadastrais condizentes com as necessidades e realidade de cada paí­s.

Biografia do Autor

Maria Lí­gia Chuerubim, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Docente de Engenharia Civil.
Mestrado em Ciências Cartográficas pela UNESP. 

Daiana Barcelos Furtado, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduação em Engenharia civil.

Bruno de Oliveira Lázaro, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduação em Engenharia civil.

Referências

ANTUNES, A. F. B. Curso de especialização em geotecnologias cadastro técnico urbano e rural. Curitiba, 2004.

ARAUJO, V. L. F. Diagnóstico do problema do cadastro técnico urbano no municí­pio de Paranaguá – perspectivas de solução. Monografia apresentada í Disciplina de Projeto Final como requisito parcial í conclusão do Curso de Engenharia Cartográfica, Departamento de Geomática, Setor de Ciências da Terra, Universidade Federal do Paraná. Curitiba: UFPR, 2006.

ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14166 - Rede de Referência Cadastral Municipal, (ABNT), 1998.

ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13133 – Execução de levantamento topográfico, (ABNT), 1994.

Brasil. Coletânea: legislação agrária, legislação de registro público e jurisprudência. Brasí­lia: INCRA, 1983.

CARNEIRO, A. F.T. Uma proposta de reforma cadastral visando í vinculação entre Cadastro e Registro de Imóveis. 2000. 174f. Tese -Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Engenharia Cartográfica.

CARNEIRO, A. F.T. Proposta de estruturação do cadastro brasileiro a partir de uma lei nacional de cadastro. Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Engenharia Cartográfica. 2005. Disponí­vel em: < www.cinder2005.com.br/cd/Trabalhos/Carneiro.pdf>. Acesso: em 5 ago. 2007.

CORDOVEZ, J. C. G. Mapeando cidades. Anais - I I Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Aracaju/SE, Brasil, 10-12 de novembro de 2004.In: SIMPÓSIO REGIONAL DE GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO, II.,2004. Anais. Aracaju:Entidade organizadora do evento, 2004. Páginas?

GONÇALVES, J. Ribeiro. Métodos de Atualização Cadastral Urbana. COBRAC – Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário. Florianópolis.

LOCH, C. A Realidade do Cadastro Técnico Multifinalitário no Brasil. Anais XIII In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, XIII., 2007. Anais. Florianópolis: INPE Brasil, 21-26 abril 2007, INPE,. p. 1281-1288.

PARANí CIDADE. Cadastro Técnico Imobiliário Urbano. Gov. do Paraná. 1999.

MINISTÉRIO DAS CIDADES. Livro Plano Diretor. Brasí­lia, 2004.

Downloads

Publicado

2017-03-13

Edição

Seção

Artigos