CADASTRO TERRITORIAL NO BRASIL: CONTEXTUALIZAÇÃO, PANORAMA ATUAL E POLÍTICA CADASTRAL NO PAÍS
Palavras-chave:
Cadastro urbano, Plano diretor, Política tributária, Gestão municipal, Planejamento urbano.Resumo
Este trabalho tem como objetivo contextualizar a temática do cadastro urbano e rural no Brasil com base em um panorama geral dos principais estágios de desenvolvimento do cadastro no país. Este trabalho busca também evidenciar os principais fatores que eclodiram na política de cadastro territorial contemporânea. A participação do cadastro na estrutura administrativa do Estado representa uma importante ferramenta frente ao processo de gestão territorial, uma vez que se baseia em um sistema de informação geográfica que registra interesses sobre a terra, direitos e responsabilidades. Desta forma, o cadastro auxilia o processo de arrecadação tributária e o planejamento rural e urbano, os quais, em suma, buscam sempre o desenvolvimento social e econômico da federação. Por fim, este trabalho destaca a necessidade de se adotar políticas cadastrais condizentes com as necessidades e realidade de cada país.
Referências
ANTUNES, A. F. B. Curso de especialização em geotecnologias cadastro técnico urbano e rural. Curitiba, 2004.
ARAUJO, V. L. F. Diagnóstico do problema do cadastro técnico urbano no município de Paranaguá – perspectivas de solução. Monografia apresentada í Disciplina de Projeto Final como requisito parcial í conclusão do Curso de Engenharia Cartográfica, Departamento de Geomática, Setor de Ciências da Terra, Universidade Federal do Paraná. Curitiba: UFPR, 2006.
ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14166 - Rede de Referência Cadastral Municipal, (ABNT), 1998.
ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13133 – Execução de levantamento topográfico, (ABNT), 1994.
Brasil. Coletânea: legislação agrária, legislação de registro público e jurisprudência. Brasília: INCRA, 1983.
CARNEIRO, A. F.T. Uma proposta de reforma cadastral visando í vinculação entre Cadastro e Registro de Imóveis. 2000. 174f. Tese -Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Engenharia Cartográfica.
CARNEIRO, A. F.T. Proposta de estruturação do cadastro brasileiro a partir de uma lei nacional de cadastro. Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Engenharia Cartográfica. 2005. Disponível em: < www.cinder2005.com.br/cd/Trabalhos/Carneiro.pdf>. Acesso: em 5 ago. 2007.
CORDOVEZ, J. C. G. Mapeando cidades. Anais - I I Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Aracaju/SE, Brasil, 10-12 de novembro de 2004.In: SIMPÓSIO REGIONAL DE GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO, II.,2004. Anais. Aracaju:Entidade organizadora do evento, 2004. Páginas?
GONÇALVES, J. Ribeiro. Métodos de Atualização Cadastral Urbana. COBRAC – Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário. Florianópolis.
LOCH, C. A Realidade do Cadastro Técnico Multifinalitário no Brasil. Anais XIII In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, XIII., 2007. Anais. Florianópolis: INPE Brasil, 21-26 abril 2007, INPE,. p. 1281-1288.
PARANí CIDADE. Cadastro Técnico Imobiliário Urbano. Gov. do Paraná. 1999.
MINISTÉRIO DAS CIDADES. Livro Plano Diretor. Brasília, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).