UMA APLICAÇÃO DO GRÁFICO DE CONTROLE DE MÉDIA MÓVEL GERALMENTE PONDERADA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE PAPEL
Palavras-chave:
Gráfico GWMA, Monitoramento de Processos, Média e Variância.Resumo
Os gráficos de controle com memória são ferramentas apropriadas para detectar com maior eficácia pequenas alterações no monitoramento de processos, por contribuírem para uma utilização mais racional das informações disponíveis. Além dos já tradicionais gráficos com memória CUSUM e EWMA, o gráfico de média móvel geralmente ponderada (GWMA) tem se destacado como uma alternativa em processos cujo desvio é inferior a 0,5σ. Este artigo apresenta um estudo da aplicação deste gráfico que inclui o desenvolvimento e a análise estatística de seu desempenho. Na realização deste estudo é utilizado um conjunto de dados reais de um processo de produção de papel em uma indústria catarinense, cuja característica de qualidade é a percentagem da umidade do papel monitorada a partir de observações individuais.
Referências
Alves, C.C. (2003) - Gráficos de controle CUSUM: um enfoque dinâmico para a análise estatística de processos. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Alves, C.C. & Samohyl, R.W. A utilização dos gráficos de controle CUSUM para o monitoramento de processos industriais ENEGEP 2004 - XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Florianópolis, SC, Brasil.
Crowder, S.V (1989). Design of Exponentially Weighted Moving Averages Schemes. Journal of Quality Technology, 21, 155-162.
Gan, F.F (1991). An Optimal Design of CUSUM Quality Control Charts. Journal of Quality Technology, 23, 279-286.
Montgomery, D.C. Introduction to statistical quality control. 4rd Edition, New York: John Wiley, 2004.
R Core Team (2014). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria, 2014. Disponível em: http://www.R-project.org.
Reynolds, M.R. & Stoumbos, Z.G (2001). Monitoring the process mean and variance using individual observation and variable sampling intervals. Journal of Quality Technology, 33(2), 181-205.
Samohyl, R.W (2009). Controle Estatístico de Qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier.
Sheu, S.-H, & Lin, T.C (2003). The Generally weighted moving average control chart for detecting small shifts in the process mean. Quality Engineering, 16(2), 209-231.
Sheu, S.-H, & Tai, S.-H (2006). Generally Weighted Moving Average control chart for monitoring process variability. The International Journal of Advanced Manufacturing Technology, 30(5-6), 452-458.
Sheu, S.-H, & Hsieh, Y.-T (2009). The extended GWMA Control Chart. Journal of Applied Statistics, 33(2), p. 135-147.
Sweet, A.I (1986). Control charts using coupled exponential weighted moving average. IIE Transactions, 18, p. 26-33.
Vargas, V. C. C (2001). Estudo Comparativo do desempenho das cartas de controle CUSUM e EWMA. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção, UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).