Indicadores de defeitos de manufatura: impacto da abordagem por custos
Palavras-chave:
Indicadores da Qualidade, Custos da Qualidade, Defeito de Manufatura.Resumo
Uma análise da Qualidade sob o ponto de vista de custos exige abordar suas relações com o sistema produtivo e algumas dessas relações podem ser contempladas nos indicadores de defeitos. Diante disso o presente artigo se baseia em um estudo de caso que teve como objetivo avaliar o emprego de indicadores de defeitos de manufatura em uma linha de produção. Os dados coletados foram submetidos a diferentes tipos de análises, sendo, numa primeira etapa, considerado a frequência quantitativa de defeitos, e na segunda etapa os custos envolvidos com os defeitos. Como principal resultado, observou-se que ao confrontar a análise de frequência de defeitos com a análise por custo, o resultado foi diferente para cada situação, constatando-se que à forma de se gerir os indicadores de defeitos pode influenciar negativamente um dos principais objetivos das organizações: a redução dos custos, principalmente os de qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).