O USO DO REFIL COMO ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO: O CASO NATURA DO BRASIL
Resumo
Muitos executivos permanecem apegados a uma visão de negócios que se limita à obtenção do lucro direto. Para eles, a necessidade de tornar o negócio sustentável é algo desvinculado de objetivos comerciais. O desenvolvimento sustentável, por exemplo, é encarado como um elemento gerador de custos, e como tal, constitui um empecilho à competitividade. Na opinião desses executivos, as "políticas verdes" da empresa podem entrar, quando muito, no âmbito do marketing ou das ações sociais. Empresas que persistirem por muito tempo neste cenário, estarão perdendo oportunidades de ganhar clientes e/ou mercados. A sustentabilidade tem sido apontada como um elemento de importância estratégica devido ao seu potencial de compreender todas as etapas do ciclo de vida, que vai desde o meio ambiente até o produto final. Desta forma, o presente trabalho apresenta e discute de que forma a refilagem é vista como um diferencial capaz de gerar vantagem competitiva. Para tanto, trás uma análise do caso Natura do Brasil que foi a pioneira do uso de refil como alternativa de consumo de seus produtos e redução de emissões de substâncias nocivas ao meio-ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).