OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA – TECNOLOGIA A SERVIÇO DO CAPITAL
Resumo
Este artigo disserta sobre a problemática dos resíduos sólidos urbanos e o lixo eletrônico. A obsolescência programada e percebida, bem como a logística reversa, entram como aporte para a contextualização da gestão dos resíduos num cenário fragmentado e cooptado pelo sistema capitalista. Os autores e atores deste universo perverso criam sua própria dialética para o entendimento de um problema ambiental que cresce a cada dia em todos os países do mundo, que é a geração dos resíduos e sua destinação inadequada. Portanto, a interdisciplinaridade e a visão espacial do problema do lixo acaba por gerar, através das teses estudadas, uma antítese, e depois uma síntese, que gera uma nova tese que já nasce contaminada, visto que o autor é um ser social, e mesmo tendo a objetividade de um cientista social, também acaba sendo cooptado pelo entorno, cujo desenho também está ajudando a construir. Estamos sendo cada vez mais colocados à prova do mais consumo e um descarte dos produtos, que por força da mídia, tornam-se obsoletos antes de perderem suas características funcionais. É o sistema capitalista formando seus consumidores eternos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).