A CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO PARA ESTRUTURA DE DADOS

Autores

  • Sandra Gavioli Puga Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada - IBTA
  • Lucy Mari Tabuti

Resumo

A abordagem da construção de um objeto de aprendizagem, como recurso didático para o ensino do conteúdo envolvido na disciplina de Estruturas de Dados, estimula a aquisição de competências e habilidades de suma importância para o entendimento e compreensão da própria disciplina e dos algoritmos envolvidos na resolução de diversos problemas da área de computação. O processo de aprendizado se dá por meio de atividades lúdicas como jogo de baralho "Paciência", por meio do qual são combinados estudos sobre a fundamentação teórica e o entendimento do conceito através de exemplos com o baralho fí­sico e depois segue-se a criação dos algoritmos e a codificação em linguagem de programação, são estudados principalmente os algoritmos de filas, pilhas, listas, recursividade e ordenação. Desta maneira, conceitos abstratos e muitas vezes difí­ceis de serem compreendidos são "materializados" em exemplos tangí­veis possibilitando o aprendizado significativo.

Biografia do Autor

Sandra Gavioli Puga, Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada - IBTA

Doutora em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, na área de Engenharia de Software com tese sob o tí­tulo "Sistemas hipermí­dia adaptativos para Educação baseada na WEB: Uma visão Semiótica" (2008). Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2001), especialista em Administração de Sistemas de Informação (1998) e Graduada em Processamento de dados (1995) ambos pela UNISANT'ANNA. Atualmente é professora e coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação (lato-sensu) na faculdade IBTA e sócia a empresa Proviteam Consulting, por meio da qual presta consultoria nas áreas de Business Intelligence e Tecnologias da Informação

Downloads

Publicado

2014-05-16