ANÁLISE DO MODAL FERROVIÁRIO NO TRANSPORTE DE SOJA DO CENTRO OESTE AOS PORTOS
Resumo
Os aspectos competitivos das nações ganham relevância quando apontam para o cenário da produção de alimentos. Complementando os elementos produtivos diretos da rede devemos observar a importância da cadeia produtiva e o papel dos atores na ampliação do valor agregado. Dessa forma, proporcionar processos competentes pode resultar em ganhos no que tange ao acesso aos alimentos, gerando custos mais baixos, ampliando o mercado de atuação do produtor e produzindo riqueza aos envolvidos no processo. O transporte tem um grande significado na cadeia logística do agronegócio, pois disponibiliza os produtos aos mercados consumidores, porém, pode representar impactos negativos, decorrentes dos problemas de planejamento e infraestrutura no Brasil. O estudo em questão refere-se a uma avaliação das alternativas de transporte da produção de grãos de soja, seus impactos no escoamento da produção realizada no Estado do Mato Grosso do Sul, incluindo os principais portos de exportação por meio de modais alternativos, avalia a predominância do transporte rodoviário de cargas, visando propor alternativas para o gargalo no escoamento através do transporte ferroviário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).