AVALIAÇÃO DO GRAU DE COMPETÊNCIA LOGÍSTICA NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS INDUSTRIAIS
Resumo
O desenvolvimento da logística como uma ferramenta competitiva para aumento da participação no mercado e melhoria da eficiência operacional é uma das principais metas das empresas na atualidade. Alguns estudos indicam que as micro e pequenas empresas estão muito atrasadas na adoção da logística como ferramenta competitiva. O objetivo desta pesquisa é propor um modelo de avaliação do grau de competência logística nas micro e pequenas empresas industriais a partir da análise de quatro dimensões logísticas: custos, gestão dos processos, operações e serviço ao cliente. A escolha das empresas deu-se a partir de uma relação de micro e pequenas empresas fornecidas pela Associação das Indústrias de Ibiúna, São Roque, Araçariguama e Mairinque. Os resultados obtidos com a aplicação do modelo revelaram fragilidades que contribuem para a redução da competitividade dessas empresas num mercado onde cada vez mais a agregação de valores intangíveis proporcionada pela logística é valorizada e mostraram que as micro e pequenas empresas não podem negligenciar seus graus de competência logística, pois este é um meio concreto de atrair clientes que valorizam o desempenho em termos de tempo e lugar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).