INVESTIGAÇÃO DOS NÍVEIS DE ILUMINAMENTO EM BIBLIOTECA PÚBLICA, CORONEL FABRICIANO, MINAS GERAIS, BRASIL
Resumo
As condições laborais adversas podem acarretar diversos transtornos para a saúde dos indivíduos, desse modo, exigindo a sistematização de avaliações ambientais visando o delineamento assertivo das medidas preventivas aplicáveis. Nesse cenário, priorizou-se a análise do risco de acidentes associado à iluminação inadequada em ambiente ocupacional. O estudo de caso foi desenvolvido em biblioteca de uma escola pública localizada no município de Coronel Fabriciano, Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), Minas Gerais, Brasil. Os resultados evidenciaram que o nível de iluminamento oscilou entre 176,66lux±0,0987 a 484,71lux±0,0975 respectivamente na área das estantes e na área de leitura. Os achados foram inferiores aos valores mínimos recomendados pela legislação vigente, desse modo, podendo trazer enfermidades, tal como, estresse, fadiga, e desequilíbrio emocional. Além disso, os prejuízos podem incluir o comprometimento na prestação de serviços. Finalizando essa abordagem sugere-se a manutenção das instalações com incremento do número de luminárias. Reforça-se, tais ações são necessárias para preservar a integridade dos utilizadores, desse modo, explicitando a relevância desse estudo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).