CONVERSÃO DE BIOMASSA PROVENIENTE DA PALHA DE MILHO (Zea Mays L.) EM HIDROXIMETILFURFURAL (HMF)
UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE O PROCESSO
Resumo
A palha de milho é um resíduo agrícola que geralmente é incinerado ou utilizado como cama nos criadouros de aves nas propriedades rurais brasileiras, sendo um material abundante, porém pouco aproveitado de forma a gerar renda, exceto quando destinado à produção do artesanato. O presente estudo propõe apresentar as principais rotas de síntese e separação do hidroximetilfurfural (HMF) focando da palha do milho (Zea Mays L.), (geralmente sendo considerado como resíduo agrícola). Paralelamente apresenta-se também o processo da separação e isolamento do HMF através de um processo a frio -30ºC, e com o uso de solvente orgânico como o éter metil-terc-butílico (MTBE). Assim, pode-se obter o HMF no seu formato purificado podendo ser utilizado pela indústria para seus devidos fins.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).