ESTUDO DE CASO PARA INSTALAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO PARA O MUNICÍPIO DE VITÓRIA DO JARI/AP
Proposição de viabilidade ambiental.
Resumo
Apesar de se conhecer a relação entre saúde e qualidade de vida da população com um adequado modelo de saneamento ambiental, a situação do saneamento no Brasil ainda se apresenta distante do ideal, o destaque negativo deste déficit é a situação do esgotamento no país, apresentando índices de atendimento bem inferiores. Devido à enorme importância para a saúde da população e do meio ambiente, o tratamento do esgoto sanitário merece uma excepcional atenção. Pela razão da saúde pública, o presente projeto terá como objetivo realizar o dimensionamento de uma Estação de Tratamento de Esgoto para atender a demanda da área urbana do município de Vitória do Jari, que não possui nenhum tipo de sistema de tratamento de esgoto, além de ficar situado no estado do Amapá que apresenta níveis críticos em relação ao desenvolvimento do saneamento básico no estado. Respeitando as normas e exigências legais vigentes, tendo como base o sistema de tratamento por lodo ativado, um processo convencional que possui a fase líquida e sólida e tem como objetivo a remoção da matéria orgânica, onde o sistema apresentou uma eficiência na remoção de DBO de 96,4%. A análise dos dados coletados e resultados obtidos foi quantitativa, os resultados apontam que a ETE terá uma eficiência em tratar uma média de 3.788.011 litros de esgoto por dia, melhorando a qualidade da água para retornar aos corpos hídricos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).