AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS NA CULTURA DE CHUCHU (SCHEDULE EDULE) NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS SÃO PAULO
Resumo
A cultura do chuchu é uma das mais produzidas e consumidas no Brasil, também sendo utilizada em tratamentos de hipertensão e problemas renais. Neste trabalho, considerando-se a importância do cultivo de chuchu, foi verificada a possibilidade da utilização das propriedades antimicrobianas da alicina presente no alho, como alternativa sustentável para controle da antracnose causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides, muito comum em culturas de chuchu. Foram utilizados extratos de alho com concentração de alicina de 3,0 g/L, 2,0 g/L, 1,0 g/L e 0,5 g/L; o fungicida Dithane para amostra controle; e água destilada para amostra em branco, aplicados em folhas de chuchu contaminadas. As concentrações nos extratos foram analisadas, por meio de análise via espectrofotômetro,no comprimento de onda de 412 nm, quanto maior a concentração de alicina no extrato, maior o valor da absorbância nas amostras. Apesar de não alcançarem os mesmos resultados do fungicida, os extratos com as concentrações 3,0 g/L, 2,0 g/L, 1,0 g/L demonstraram pouco crescimento das lesões para folhas novas e a concentração 0,5 g/L apresentou características parecidas com a amostra em branco. Logo, a alicina possui potencial para utilização como biofungicida nas culturas de chuchu.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).