ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PIRACICABA, MINAS GERAIS, BRASIL
Resumo
A Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (BHRP) abrange importantes atividades econômicas, tal como, mineração, siderurgia, reflorestamento de eucaliptos, dentre outras. Pontua-se que em sua área de abrangência encontra-se a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) responsável por favorecer o incremento da densidade demográfica e geração de águas residuais, sendo assim, contribuindo com a deposição de agentes poluidores em corpos hídricos. Desse modo, nessa pesquisa foram exploradas as condições da qualidade da água e as prováveis causas em locais distintos ao longo da BHRP que integra a Bacia Hidrográfica do Rio Doce (BHRD), Minas Gerais, Brasil. As estimativas da qualidade da água foram realizadas utilizando como base de dados os relatórios do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) para o período compreendido entre janeiro/2018 até dezembro/2022. Desse modo, foram analisados os parâmetros físico-químicos de treze pontos de coletas localizados nos municípios de Rio Piracicaba, João Monlevade, São Gonçalo do Rio Abaixo, Nova Era, Timóteo, Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Mariana, Alvinópolis e Catas Altas. Os achados indicaram a deterioração da qualidade da água evidenciando relação com as condições de uso e ocupação do solo, tal como, o lançamento do esgoto in natura, sendo proveniente principalmente da rede domiciliar, tendo como agravante a ausência da mata ciliar em diversos locais da região de estudo. Verificou-se aí, a necessidade de aperfeiçoamento do manejo da BHRP viabilizando condições mais restritivas à introdução de contaminantes demandando a aplicação de programas mais eficazes para viabilizar a sua recuperação e em consequência a proteção dos fatores bióticos e abióticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).