ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INDÚSTRIA 4.0
UMA REVISÃO INTEGRATIVA E SISTEMÁTICA NA BASE DE DADOS DA SCIENTIFIC PERIODICALS ELETRONIC LIBRARY – SPELL
Resumo
As mudanças no paradigma da produção, o desenvolvimento da internet e a sofisticação de softwares e hardwares propiciaram o início da quarta revolução industrial ou Indústria 4.0. Esta pesquisa, baseando-se na revisão da literatura existente, justifica-se no sentido de compreender de qual forma a indústria 4.0 vem sendo tratada nas pesquisas publicadas em periódicos nacionais. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo analisar de forma integrativa e sistemática os trabalhos sobre Indústria 4.0 publicados na base de dados da Scientific Periodicals Electronic Library – SPELL no período de 2010 a 2020. A pesquisa é de caráter qualitativo, descritivo e exploratório. Foram identificados 21 artigos sobre indústria 4.0 e analisados seus respectivos conteúdos. Os principais achados foram que os autores com mais publicações de artigos sobre a Indústria 4.0 foram: João Luiz Kovaleski, Regina Negri Pagani e Vander Luiz da Silva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Foi observada a existência de revisões da literatura sobre a temática; a indústria 4.0 sob a perspectivas do agronegócio e das pequenas e médias empresas e os principais temas abordados sobre a temática são: estudos que apresentaram a robotização, Big Data, Icloud, aspectos relacionados com habilidade e competências dos colaboradores e Internet of Things (IoT)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).