MONITORAMENTO DA TEMPERATURA DO CONCRETO EM BLOCOS DE FUNDAÇÃO
Resumo
A execução de peças com grande volume de concreto tem sido cada vez mais comum em obras convencionais. A construção desses volumes de concreto necessita de cuidados especiais capazes de diminuir o gradiente entre as temperaturas do centro e das camadas exteriores, pois o posterior resfriamento pode levar o concreto à fissuração. Desse modo, o objetivo deste artigo consiste em avaliar a evolução da temperatura do concreto utilizado em fundações. O assunto é tratado desde a sua conceituação teórica e exposto, experimentalmente, através do estudo de caso, com monitoramento e análise do comportamento térmico do concreto dividido em etapas, por meio do registro da temperatura média do elemento estrutural nas primeiras idades, três vezes ao dia, durante seis dias consecutivos após a concretagem. Os resultados encontrados correlacionam-se entre si e as temperaturas do bloco utilizando as equações geradas aproximam-se bastante do valor encontrado em campo. Pode-se observar que o pico de temperatura da segunda camada é mais elevado que o da anterior, em razão desta ter sido lançada sobre a primeira camada, a qual se encontrava ainda mais quente do que a temperatura ambiente. Tornou-se possível a verificação para o conhecimento aproximado da temperatura máxima que o núcleo do bloco irá atingir, mediante a altura do bloco de concreto e suas propriedades, possibilitando uma análise anterior à construção, o que viabiliza estratégias capazes de reduzir as tensões derivadas dos efeitos térmicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).