A A UTILIZAÇÃO DA GESTÃO DE OPERAÇÕES E INDICADORES DE DESEMPENHO PELAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UMA PESQUISA DE CAMPO
Resumo
A presente pesquisa, teve como objetivo geral compreender como as dimensões e práticas da gestão de operações e gestão por indicadores podem auxiliar as micro e pequenas empresas do segmento de serviços e comércio localizadas na região metropolitana de Porto Alegre podem manter-se competitivas no mercado e superar os desafios impostos pela pandemia da COVID-19. Este estudo contemplou 16 empresas participantes do Projeto Agentes Locais de Inovação, sendo 44% do setor de serviços e 56% do comércio. Como procedimentos metodológicos foram utilizados o indicador de produtividade e o radar de inovação, sendo medido no início do projeto (T0) e no final do projeto (Tf). Esta pesquisa teve como a natureza uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa para compreender os aspectos da gestão de processos e abordagem quantitativa na análise dos indicadores presentes no projeto. O objetivo da pesquisa é exploratório, pois utilizou-se dados levantados ao longo do projeto, levantamento bibliográfico e entrevistas com os gestores das empresas pesquisadas para a análise dos resultados. O segundo objetivo da pesquisa foi descrever as características das empresas e verificar a relação entre as variáveis da gestão de processo, indicadores e inovação. Como procedimento metodológico foi utilizado a pesquisa de campo. Como principais resultados da pesquisa, percebe-se que as empresas que conseguiram executar melhorias nos processos internos e padronizar as suas ações obtiveram uma melhor performance quando comparadas com as empresas que no momento ainda não tinham encerrado o processo de implementação e padronização dos processos internos.
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