SIMULAÇÃO PARA MELHORIA DAS FALHAS EM UMA LINHA DE ÔNIBUS, UTILIZANDO O SOFTWARE ARENA

Autores

  • Alexandre Formigoni Unidade de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Paula Souza. Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas Produtivos
  • Angelica Freitas Matos Fatec Zona Leste
  • Elizabete Fernandes Neves Fatec da Zona Leste
  • Lí­lia Lourdes Minas Fatec Zona Leste
  • João Roberto Maiellaro Fatec Zona Leste

Palavras-chave:

Simulação, Software Arena, Melhoria de falhas

Resumo

Este  artigo tem como objetivo propor uma melhoria nos processos de uma linha de ônibus operando na cidade de São Paulo. Utilizando a ferramenta de simulação foi feito o levantamento dos dados junto da empresa e criado um primeiro cenário que demonstrará o funcionamento da linha nos moldes atuais. Depois será melhorado o half width e, por fim, formulada uma proposta de melhoria por meio de um segundo cenário. Para realizar esta simulação será utilizado o software Arena. Nos cenários serão focadas as falhas mecânicas que, conforme o levantamento demonstrou ser o principal problema encontrado e o que provoca numerosas paradas causando custos muito altos além de provocar atrasos  fazem com que o atendimento aos usuários fique bastante prejudicado

Biografia do Autor

Alexandre Formigoni, Unidade de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Paula Souza. Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas Produtivos

Possui Graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Paulista (1994); Especialista em Logí­stica Empresarial pela Universidade Mackenzie; Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. Atualmente é Professor III-D do Programa de Mestrado Profissioonal em Sistemas Produtivos na Unidade de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Paula Souza, atuando principalmente nos seguintes temas: logí­stica, transporte, pesquisa operacional, simulação, inovação, e mobilidade urbana.

Angelica Freitas Matos, Fatec Zona Leste

Formada em Tecnólogo em Logí­stica pela Fatec da Zona Leste

Elizabete Fernandes Neves, Fatec da Zona Leste

Formada em Tecnólogo em Logí­stica pela Fatec da Zona Leste

Lí­lia Lourdes Minas, Fatec Zona Leste

Formada em Tecnólogo em Logí­stica pela Fatec da Zona Leste

João Roberto Maiellaro, Fatec Zona Leste

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista, possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba, especialização em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e especialização em Gestão da Produção pela Universidade São Judas Tadeu. Professor titular do Centro Paula Souza nas disciplinas pesquisa operacional, gestão da qualidade, simulação, gestão da cadeia de suprimentos e gestão da produção e operações, em cursos de tecnologia em logí­stica, logí­stica aeroportuária, análise e desenvolvimento de sistemas e gestão de negócios e inovação nas fatecs Guarulhos, Zona Leste e Sebrae. Atual coordenador do CST em Logí­stica da Fatec Zona Leste. Experiência como coordenador de cursos superiores de tecnologia nos eixos de gestão e negócios e meio-ambiente e saúde. Experiência gerencial de 25 anos em empresas de grande e médio porte na área de Engenharia de Produção, com ênfase em planejamento, projeto e controle de sistemas de produção, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias e ferramentas da qualidade, gestão de recursos materiais, gestão da produção e logí­stica. Experiência como empresário e consultor.

Referências

GUETZKOW, H. (Org.). Simulation in social science: Readings. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1962.

FREITAS FILHO, P.J. Introdução í modelagem e Simulação de Sistemas. 2 ed. Visual Books: Florianopolis, 2008.

HARREL, C. R.; et al. Simulação – otimizando os sistemas. 5 ed. Instituto IMAM: São Paulo. 2002.

JOHANSSON, B. A strategic approach to performance enhancement in manufacturing systems. Department of Product and Production Development Chalmers, University of Technology, Göteborg, Sweden, 2002.

LAW, A. M.; KELTON, W. D. Simulation modeling and analysis. 2 ed. New York: McGraw-Hill, 1991.

LAW, A.M.; KELTON, W.D. Simulation modeling and analysis. Boston: McGraw-Hill, 2000.

MARIA, A. Introduction to modeling and simulation. Winter Simulation Conference, 1997.

NAYLOR, T.; BALINTFY J.; BURDICK D.; KONG C. Computer simulation techniques. USA: Wiley, 1966.

PARAGON. Simulação. Disponí­vel em: . Acessado em: 27/07/2017.

PRADO, D. S. Usando o Arena em simulação, Série Pesquisa Operacional. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999. v. 3.

SAKARUDA, N.; MIYAKE, D. I. Aplicação de simuladores de eventos discretos no processo de modelagem de sistemas de operações de serviços. ENEGEP, 2009 Disponí­vel em: www.scielo.br . Acessado em 25/07/2017.

SHANNON, Robert E. Introduction to the art and science of simulation. Proceedings of the Winter Simulation Conference, 1998.

SHANNON, Robert E. Systems simulation: the art and science. Englewood Cliffs: PrenticeHall, 1975.

Downloads

Publicado

2022-08-19

Edição

Seção

Artigos