MONITORAMENTO DOS PARÂMETROS DO RIO TIETÉ AO LONGO DO TRAJETO NA REGIÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • ARISTON SILVA MELO JÚNIOR Unicamp/pesquisador USP/Pós-Doutor FMU/professor e Ex-coordenador de curso
  • Deborah Tomati FMU/Estudante
  • Paula Andressa Carvalho FMU/Estudante
  • Anderson Devechi FMU/Estudante

Palavras-chave:

Poluição hí­drica, carga difusa, engenharia, meio ambiente.

Resumo

Atualmente sabe-se que as fontes de reserva de água no planeta não garantem um abastecimento infinito como se pregava até meados da década de 90 durante o século XX. Atualmente, os paí­ses com maiores reservas hí­dricas tem se preocupado com politicas públicas e pesquisas de modo a garantir o suprimento de água para o presente e as futuras gerações. Sem dúvida nesse novo panorama do século XXI, a engenharia civil tem se tornado um dos importantes braços para o gerenciamento e inovação de novas tecnologias para suprir as demandas contemporâneas de água para sociedade. A presente pesquisa utilizou-se da captação de amostras de água do rio Tietê, um importante braço hí­drico do Estado de São Paulo, Brasil, e um dos afluentes do rio Paraná e consequente bacia da cisplatina, na Argentina. Nesse estudo foram efetuadas coletas em três pontos distintos ao longo do rio Tietê e analisado seus parâmetros quanto à concentração de coliformes fecais, demanda bioquí­mica de oxigênio, analise de metais pesados e concentração de oxigênio dissolvido de modo a avaliar o grau de impacto sobre o rio durante seu curso normal ao longo dos centros populacionais. Os resultados permitiram após analise em laboratório a avaliação do aumento percentual dos padrões de coliformes fecais, DBO e OD em 100% ao se comparar com os padrões iniciais. Para os metais pesados pode-se avaliar um acréscimo de chumbo de 76,61% e de arsênio em 100%.

Biografia do Autor

ARISTON SILVA MELO JÚNIOR, Unicamp/pesquisador USP/Pós-Doutor FMU/professor e Ex-coordenador de curso

Pós-Doutor em Materiais Cerâmicos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) da USP. Atualmente estuda células í  combustí­vel no IPEN. Possui graduação em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Pós-Doutorado em Engenharia pela UNICAMP. Atualmente é participante - Comitês de bacias hidrográficas PCJ e pesquisador colaborador da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Agrí­cola, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de esgotos, monitoramento material particulado, emissão veicular, analise de metais pesados por radiação sincrotron.

Deborah Tomati, FMU/Estudante

Graduada em Construção de Edificações pela FATEC, graduanda em Engenharia Civil pela FMU.

Paula Andressa Carvalho, FMU/Estudante

Graduanda em Engenharia Civil pela FMU.

Anderson Devechi, FMU/Estudante

Graduado em Administração de empresas, técnico na área de saneamento e Graduando em Engenharia Civil pela FMU.

Referências

BOOTH, D. E., 1998. The Environmental Consequences of Growth. London: Routledge.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Recursos Hí­dricos. Plano Nacional de Recursos Hí­dricos. Panorama e estado dos recursos hí­dricos do Brasil, v. 1. Brasí­lia, 2006. 281 p.

BEGOSSI, A. Escalas, Economia ecológica e a conservação da biodiversidade. In: CALVALCANTI, C. Meio Ambiente, Desenvolvimento sustentável e polí­ticas públicas, São Paulo: Cortez. 1997.

BRASIL. Portaria nº 518, de 25 de março de 2004: Normas de qualidade da água para consumo humano. Ministério da Saúde, Brasí­lia, 2004. 15p.

CONAMA. Resolução Conama nº 357, DE 17 DE MARÇO DE 2005.

CONSTANZA, R. Goals, agenda and polity recommendations for ecological economics. In: SAGOFF, M. Carrying Capacity and Ecological Limits. Bioscience, 45:610-614. 1995.

HESPANHOL, I. & MIERZWA, J. C. Programa para o gerenciamento de águas e efluentes nas indústrias visando o uso racional e o reuso. Engenharia Sanitária e Ambiental, 4(1/2):11 - 15. 2000.

OLIVEIRA, C. F. P. M. Aplicação do Colilert® í enumeração de Escherichia coli em alimentos. Dissertação. Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Peniche. Instituto Politécnico de Leiria. 2013.

ONU (Organização das Nações Unidas), Agenda 21 – Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento. Senado Federal: Brasí­lia. 1992.

ONU. ONU News. Perspectiva Global – Reportagens Humanas. Site: https://news.un.org/pt/story/2017/06/1589091-populacao-mundial-atingiu-76-bilhoes-de-habitantes Acesso: 20 de agosto 2019.

MELO JÚNIOR, A. S. Análise da remoção dos metais pesados em leitos com macrófitas pela técnica de radiação sí­ncrotron. 8 edição. Revista Unipinhal. p. 10-20. 2017.

MELO JÚNIOR, A. S. Análise quantitativa do material particulado na região de campinas através das técnicas de microfluorescência de raios x e reflexão total usando radiação sí­ncrotron. Tese de Doutorado. UNICAMP. 2007.

NTS 003 – DBO: Demanda Bioquí­mica de Oxigênio, Método de Ensaio. Norma Técnica Interna SABESP, 1997.

NTS 012 – OD: Análise de Oxigênio Dissolvido (OD) – Método Eletrométrico. Norma Técnica Interna SABESP, 2001.

SHUBO, T. Sustentabilidade do abastecimento e da qualidade da água potável urbana. Dissertação área Ciências na Saúde Pública. Fundação Oswaldo Cruz. 126p. 2003.

STERN, P. C. et al. Mudanças e Agressões ao Meio Ambiente. São Paulo: Makron Books. 1993.

SENRA, J. B. ígua para todos: Avaliação qualitativa do processo de implementação do plano nacional de recursos hí­dricos. Dissertação área de Engenharia Recursos Hí­dricos. Universidade Federal de Minas Gerais. 152p. 2014.

SPANGENBERG, J. H. & BONNIOT, O. Sustainability Indicators – A Compass on the Road Towards Sustainability. Wuppertal Paper, 81. 1998.

WCED (World Commission for the Environment and Development). Our Common Future, Oxford, Oxford University Press. 1987.

Downloads

Publicado

2020-10-22

Edição

Seção

Artigos