Estudo do uso da fibra do coco como isolante termo-acústico
Palavras-chave:
Fibra de Coco, Isolante Acústico, Isolante térmico.Resumo
Neste paper foram desenvolvidas placas de isolamento termo-acústico utilizando um resíduo da indústria alimentícia, a fibra da casca de coco, juntamente com um aglutinante. Foram selecionadas três resinas para efetuar a conformação junto à fibra de coco: breu, éster de breu e resina hidrocarbônica. Foram efetuadas doze composições com diferentes proporções de resina, para determinar a melhor relação resina/fibra. Foram realizados cinco ensaios distintos para determinação do compósito que melhor cumpre a função à qual o projeto está sendo proposto: ensaio de condutividade térmica, absorção de água, análise microscópica, isolamento sonoro e determinação do isolamento ao ruído aéreo. Através destes ensaios, constatou-se que o compósito que possui 40% de éster de breu na composição, apresentou melhores resultados entre os demais. Houve a absorção de 4,3% de água após o período de 2 horas e 9% após 24 horas. Na análise microscópica foi possível comprovar que a resina inibe a passagem de água por entre as ramificações; através do ensaio de condutividade térmica do material. Determinou-se o índice de 0,05498 W/m*K para a chapa contendo éster de breu; no ensaio de isolamento sonoro, ocorreu a redução de aproximadamente 28 decibéis quando comparada à caixa sem isolante. No ensaio para determinação do isolamento ao ruído aéreo, obteve-se o índice de redução sonora ponderado Rw (dB): 47. O compósito apresenta bons resultados gerando possibilidades de ser aplicado como isolante termo-acústico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).