Proposição de um modelo de gerenciamento de projetos para uma indústria de confecções
Palavras-chave:
Gestão de projetos, Guia PMBOK, Padronização, ConfecçãoResumo
A prática do Gerenciamento de Projetos apresenta papel fundamental no auxílio as organizações a executar seus projetos de forma eficaz e eficiente de maneira a se destacar perante os concorrentes. Para que uma empresa apresente um cenário estruturado para seu planejamento estratégico faz-se necessário estabelecer um modelo para o gerenciamento dos projetos. Existem diversas metodologias para este gerenciamento, como a abordagem tradicional apresentada pelo Guia PMBOK ou por metodologias ágeis. Assim, este artigo tem por objetivo propor um modelo para o gerenciamento de projetos de uma indústria de confecções. Para isto, a metodologia classifica-se como um estudo de caso, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, cujos procedimentos consistiram em contextualizar o cenário atual da indústria, analisar o gerenciamento de projetos empregado e, então, estabelecer critérios de aceite para os projetos e propor um modelo para o gerenciamento de projetos baseado nos grupos de processos do Guia PMBOK. A partir da aplicação da metodologia foi possível propor um modelo e, este permitiu estabelecer um padrão de organização para a indústria, proporcionando a realização de processos como o seu planejamento, monitoramento e encerramento, que não eram feitos anteriormente, além de tornar seus projetos e processos mais visuais.Referências
BOMFIN, D. F.; NUNES, P. C.; HASTENREITER, F. Gerenciamento de projetos segundo o guia PMBOK: desafios para os gestores. Revista de Gestão e Projetos, v. 3, n. 3, p. 58-87, 2012. http://10.5585/gep.v3i3.78. Acesso em: 15 jun. 2019.
CARVALHO, M. M.; RABECHINI JUNIOR, R. Gerenciamento de projetos na prática: casos brasileiros. 1. ed. 4. reimpr. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2013.
CLELAND, D. I.; IRELAND, L. R. Gerenciamento de Projetos. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora LAB, 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010. 200 p.
HOLTZMAN, J. Getting up to standard. PM Network, p. 44–46, 1999. Disponível em: <https://www.pmi.org/learning/library/ansi-standard-5057>. Acesso em: 20 jan. 2019.
JESUS FILHO, R. C. de; BIANCOLINO, C. A.; WEISS, M. C. Gerenciando serviços terceirizados de TI com base nas práticas de Gerenciamento de Projetos: estudo de múltiplos casos e proposição de um modelo avaliativo. Revista de Gestão e Projetos - GeP, São Paulo, v. 6, n. 3, 2015.
KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: As melhores práticas. 3. ed. Bookman, 2016. 796 p.
LARUCCIA, M. M.; IGNEZ, P. C.; DEGHI, G. J.; GARCIA, M. Gerenciamento de Projetos em Pesquisa e Desenvolvimento. Revista de Gestão e Projetos, [s.l.], v. 3, n. 3, p.109-135, 1 dez. 2012. University Nove de Julho. Http://dx.doi.org/10.5585/gep.v3i3.82. Acesso em: 15 jun. 2019.
PAPKE-SHIELDS, K. E.; BEISE, C.; QUAN, J. Do project managers practice what they preach, and does it matter to project success? International Journal Of Project Management, [s.l.], v. 28, n. 7, p.650-662, out. 2010. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijproman.2009.11.002. Acesso em: 10 jun. 2019.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
SOUTO, I. S. A importância da gestão de projetos em pequenas e médias empresas: um estudo de caso na Eletro Pedro Ltda - Paracatu/MG. 2011.94 f. Monografia - Curso de Administração, Faculdade Tecsoma, Paracatu, 2011.
VARGAS, R. V. Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. Rio de Janeiro: Brasport, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).