LOGISTICA REVERSA DO OLEO LUBRIFICANTE: Um Estudo Sobre a Atuação dos Postos Especializados em Troca de Óleo na Região de Jundiaí/SP
Palavras-chave:
Logística reversa, Rerrefino, Óleo lubrificante, Resíduos sólidosLogística reversa, Resíduos sólidosResumo
Em vista do crescimento econômico e da frota automobilística da cidade de Jundiaí SP nos últimos anos e, consequentemente, do aumento de resíduos gerados na atividade de troca de óleo lubrificante, este estudo pretende analisar, através da legislação vigente, a gestão desses resíduos nos diversos pontos de troca da cidade – estabelecimento especializado em troca de óleo – identificando os pontos críticos. Para isto, foi aplicado um questionário composto por 12 perguntas relacionadas à situação física dos pontos de troca, armazenagem, coleta, embalagens e resíduos gerados na troca de óleo lubrificante. Desta forma, foi possível identificar problemas com a gestão desses resíduos, tendo por base a Resolução CONAMA nº 362/2005 e o Guia de Gerenciamento de Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados.
Referências
BRASIL. Lei Federal nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e da outras providencias. Diário Oficial de União, Brasília, 2 ago.2010.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Resolução CONAMA nº 362 de 23 de junho de 2005. Dispõe sobre o recolhimento, coleta e destinação final de óleo lubrificante usado ou contaminado. Diário oficial de união, Brasília, 27 jun. 2005. Disponível em: <http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=466>. Acesso em Novembro de 2018.
BRASIL. Conselho Nacional Do Meio Ambiente. Resolução Conama n. 269 de 14 de setembro de 2000. Regulamenta o uso de dispersantes químicos em derrames de óleo no mar. Brasília: MMA, 2000. Disponível em. < http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=267> Acesso em. Novembro de 2018.
CAVALLAZZI, Eugênio; VALENTE, Luciana. Logística Reversa: muito além da reciclagem. [S. l.]. Logística descomplicada, [S. d.]. Disponível em:< http://www. logisticadescomplicada. com/logística-reversa-muito-alemdareciclagem/>. Acesso em Novembro de 2018.
GUARNIERI, Patrícia. Logística Reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental. Patrícia Guarnieri, 2011.
JUNDIAí. Página Institucional. Perfil da Cidade. Disponível em
<https://jundiai.sp.gov.br/a-cidade/perfil/> Acesso em: Dezembro de 2018.
JUNDIAí. Página Institucional. Cresce Número de Motocicletas na Cidade. Disponível em
<http://www.jj.com.br/jundiai/numero-de-veiculos-cresce-em-jundiai-motociclistas-sao-16-mas-ainda-sim-os-que-mais-morrem-nas-vias/> Acesso em: Dezembro de 2018.
JUNDIAí É O MELHOR MUNICíPIO DE MÉDIO PORTE DO BRASIL PARA SE VIVER. G1. Disponível em< https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/especial-publicitario/prefeitura-de-jundiai/noticias-de-jundiai/noticia/jundiai-e-o-melhor-municipio-de-medio-porte-do-brasil-para-se-viver.ghtml> Acesso em: Dezembro 2018.
JUNDIAí. Página institucional. Serviços Públicos. Disponível em
<https://jundiai.sp.gov.br/servicos-publicos/wp-content/uploads/sites//Plano-de-Resíduos>, Acesso em: Dezembro de 2018.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MINISTÉRIO PUBLICO -RS. Página Institucional. Disponível em <.https://www.mprs.mp.br/media/areas/ambiente/arquivos/oleos_lubrificantes/manuais/gestao_oleos_lubrificantes.pdf>. Acesso 13/03/2019.
PLURAL. Plural – Plural. Disponível em < https://somosplural.com.br/combustivel-legal/ Acesso em: Dezembro de 2018.
SINDIRREFINO. O SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DO RERREFINO DE ÓLEOS MINERAIS. Disponível em
Sindirrefino < https://www.sindirrefino.org.br/rerrefino/logistica-reversa-oluc> . Acesso 14/03/2019.
SOHN, Hassan (Coord.). Guia Básico: Gerenciamento de Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados. São Paulo: Senai/SP, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).