ESTUDO DOS MÉTODOS DE PREVENÇÃO DA CORROSÃO DE ARMADURAS EM EDIFÍCIOS
Palavras-chave:
(concreto armado, corrosão, patologias, edificação).Resumo
A corrosão de armaduras é uma manifestação patológica que compromete o desempenho e a durabilidade da edificação. O presente trabalho tem por objetivo identificar as possíveis causas da corrosão de armaduras e apresentar métodos de prevenção que podem ser adotados durante a fase construtiva. A metodologia foi baseada em revisão bibliográfica e o estudo de caso publicado por Taciane Roberta Franscescatto, sobre a Análise das Manifestações Patológicas de um Edifício Residencial em Campo Mourão - PR. Os resultados coletados apontaram falhas no desenvolvimento dos projetos estruturais e na execução da obra, que ocasionaram a corrosão de armaduras, ainda em fase de construção do edifício. Desta forma, o presente artigo pretende ressaltar a importância em realizar adequadamente as fases do processo construtivo, adotando medidas preventivas para minimizar esse problema, e assim, proporcionar estruturas com maior durabilidade e segurança.
Referências
ANDRADE, Erika Bressan Botelho de. Principais Manifestações Patológicas Encontradas em Edificação: Manifestação patológica, Principais patologias nas edificações e as Medidas de profilaxia para se evitar futuras patologias.
ANTONIAZZI, Juliana Pippi. Patologia da Construção: Abordagem e Diagnóstico. 2009. 7 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Catarina, 2009.
ARAUJO, Ciro José Ribeiro Villela. Principais aspectos abordados na ABNT NBR 9452:2016, a importância das atividades de manutenção em pontes e viadutos e as dificuldades das condições de acesso í s inspeções. IPT, São Paulo, v. 1, n. 5, p.17-40, ago. 2017.
ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. 3 ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2014. 238 p.
BERTOLINI, Luca. Materiais de construção: patologia, reabilitação, prevenção. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. 415 p. Tradução de Leda Maria Marques Dias Beck.
CORSINI, Rodnei (Ed.). Ambientes agressivos: Projetos de estruturas de concreto expostas a ambientes quimicamente agressivos exigem atenção especial para assegurar desempenho e vida útil í edificação. 2013.
FRANSCESCATTO, Taciane Roberta. Análise das Manifestações Patológicas de um Edifício Residencial em Campo Mourão. 2018. 14 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Estruturas e Construção Civil, Universidade Federal de São Carlos – Ufscar, São Carlos, 2018.
FREIRE, Karla Regina Rattmann. Avaliação do Desempenho de Inibidores de Corrosão em Armaduras de Concreto. 2005. 192 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia e Ciências dos Materiais, Setor de Tecnologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.
GIONGO, Leonardo Casales. Análise de Processos Corrosivos de Armaduras em Edificações de Concreto Armado. 2015. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Catarina, 2015.
Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Corrosão em construção civil. Brasil. Disponível em: <http://www.ipt.br/solucoes/272-corrosao_em_construcao_civil.htm>. Acesso em: 06 out. 2018.
MEIRA, Gibson Rocha. Corrosão de Armaduras em Concreto Armado: Fundamentos, diagnóstico e prevenção. João Pessoa: Ifpb, 2017. 125 p.
ROCHA, Ivan. Corrosão em estruturas de concreto armado. Revista Especialize On-line Ipog, Goiânia, v. 1, n. 10, p.1-26, dez. 2015.
SANTOS, Aleílson Vilas-bôas dos. Corrosão de armadura em estruturas de concreto armado devido a carbonatação. Revista Especialize On-line Ipog, Goiânia, v. 1, n. 10, p.1-21, dez. 2015.
SANTOS, Maurício Ruas Gouthier dos. Deterioração das Estruturas de Concreto Armado – Estudo de Caso. 2012. 109 f. Monografia (Especialização) - Curso de Gestão e Tecnologia na Construção Civil, Engenharia de Materiais e Construção, Escola de Engenharia da Ufmg, Belo Horizonte, 2012.
SOUZA, Vicente Custódio Moreira de; RIPPER, Thomaz. Patologia, Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto. São Paulo: Pini, 1998.
TOMAZELI, Alexandre; MARTINS, Flávio de Camargo (Ed.). Condomínio Central Park Ibirapuera: a importância de um laudo técnico para a obtenção da excelência na recuperação das fachadas em edifícios. Concreto & Construções (IBRACON): Recuperação Estrutural: diagnósticos e terapias para prolongar a vida útil das obras, São Paulo, v. 49, p.13-20, mar. 2008.
ZEQUIM, Tamiris Mello. Estudo dos Métodos de Previsão de Vida Útil de Estruturas em Concreto Armado de Edificações em Normas Brasileiras e Estrangeiras. 2017. 4 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
Disponível em: < http://www.ipt.br/solucoes/272-corrosao_em_construcao_civil.htm>
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).