ADIÇÃO DE RESÍDUO DE MARMORARIA EM PASTAS CIMENTÍCIAS, AVALIAÇÃO DE SUAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA.
Palavras-chave:
Resíduo. Cimento. Avaliação mecânicaResumo
Estão apresentados aqui resultados de testes com pastas cimentícias substituídas em valores de 25%, 50% e 75% da areia média por resíduo de marmoraria. O resíduo utilizado, composto de granito, gnaisse e granada-gnaisse, foi moido e uma mistura de 1:1:1 foi preparada para a realização dos ensaios. As amostras do resíduo foram caracterizadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV),o resíduo moído apresentou partículas com morfologia irregular e formato angular, para os três tipos de rocha ornamental que compuseram a blenda. Os ensaios de resistência a compressão mostraram que houve melhora quanto a sua resistência no desempenho de 11 a 32% nos corpos de prova avaliados a 7, 14 e 28 dias.
Referências
CALMON, J.L. TRISTíO, F.A., LORDÊLLO, F.S.S., SILVA, S.A. Aproveitamento do resíduo de corte de granito para a produção de argamassas de assentamento, In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DAS ARGAMASSAS, 2., 1997, Salvador. Anais... Salvador, BA: ANTAC, 1997. p. 64-75.
CASAREK, H. Materiais de construção civil e Princípios da Ciência e Engenharia dos Materiais. Ed. G.C. Isaia. 2ed. São Paulo. IBRACON, 2010, 2v. cimento e aditivo redutor de água, Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 45-56, jan./mar. 2009.
COUTINHO, J. S de; Materiais de construção 1 - Agregados para argamassas e betões, p. 3-4, 1999. Retirado de: http://paginas.fe.up.pt/~jcouti/agregpart1.pdf. Acesso em 12 de Ago. de 2017.
DIAS, ALVERINHO., A análise sedimentar e o conhecimento dos sistemas marinhos, disponível em, http://w3.ualg.pt/~jdias/JAD/ebooks/Sedim/SedimB_AG.pdf, 2017.
GONÇALVES, J. P. Utilização do resíduo de corte de granito (RCG) para a produção de concretos. 2000. 134f. Dissertação (Mestrado) – NORIE/UFRGS, Porto Alegre.
JOHN, V. M., Reciclagem de resíduos sólidos na construção civil: Contribuição í Metodologia de Pesquisa e Desenvolvimento. 200. 102f Tese (Livre Docência) – EPUSP, São Paulo.
LA SERNA, H.A.; REZENDE, M.M., DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral): Agregados para a Construção Civil, Brasília, DF, 2009.
MOURA, W.A., GONÇALVES, J.P.,LEITE, R.S., Utilização do resíduo de corte de mármore e granito em argamassas de revestimento e confecção de lajotas para piso. Sitientibus, Feira de Santana, n.26, p.46-61, jan./jun.2002.
RIBEIRO, L.F., MORAIS, D., MORCELLI, C.P.R.M., Avaliação da adição de diferentes aditivos plastificantes e areia reciclada em pastas cimentícias, XVIII congresso de Iniciação Científica da Universidade Mogi das Cruzes, 2015.
SANTOS, R.A., LIRA, B.B., RIBEIRO, A.C.M.,Argamassa com substituição de agregado natural por resíduo de britagem de granito, Rev. Elet. em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v(8), nº 8, p. 1818-1828, SET-DEZ, 2012, disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/viewFile/7238/pdf, acesso em 05/11/2018.
SOUZA, M.T., CESCONETO, F.R., ARCARO, S.,PEREIRA, F.R., OLIVEIRA, A.P.N, Caracterização de areias de quartzo do estado de Mato Grosso do Sul para aplicações industriais, Cerâmica 60 (2014) 569-574, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ce/v60n356/v60n356a16.pdf, acesso em 05/11/2018.
UDESC, Resíduos Sólidos Industriais Utilizados em Argamassas/Concretos, disponível em, http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=239, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).