ESTUDO DA VIABILIDADE DA DESCONTAMINAÇÃO DO RIO TIETE NA ZONA METROPOLITANA DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
Rio tietê, Descontaminação, Tecnologia, Aeração, Fitodegradação, Autodepuração.Resumo
RESUMO
O presente projeto teve como principal objetivo estudar a viabilidade da descontaminação do rio Tietê na Zona Metropolitana de São Paulo, mais especificamente no ponto que as águas correm abaixo da Ponte da Casa Verde. O propósito inicial da pesquisa foi utilizar apenas a tecnologia de inserção de oxigênio na água (Teste de Aeração), porém após os resultados obtidos notou-se a necessidade de continuar os testes, porém agora além da inserção de oxigênio na amostra, foi realizado teste de fitodegradação e autodepuração na água com a macrófita Eichhornia crassipes, conhecida popularmente como Aguapé, e os galhos do Eucalyptus, conhecido como Eucalipto, respectivamente.
Â
Palavras-chave: Rio tietê; Descontaminação; Tecnologia; Aeração; Fitodegradação; Autodepuração.
Referências
AFIUNE G e MOTA J Carta Capital [Online] // Sociedade. - 20 de julho de 2015. - 14 de março de 2018. - https://www.cartacapital.com.br/sociedade/tiete-um-rio-de-sujeira-e-contradicoes-2578.html.
ANDRADE F D Comparação interlaboratorial para análise de dureza total e cloreto em água [Artigo] // Quimica Nova. - 2009. - 8. - Vol. 33.
BARRETO A B SELEÇíO DE MACRÓFITAS AQUíTICAS COM POTENCIAL PARA REMOÇíO DE METAIS-TRAÇO EM FITORREMEDIAÇíO [Dissertação]. - Belo Horizonte : Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.
CAROLINA A Amônia, Nitrito e Nitrato. Qual a sua importância? [Online]. - Acara Discus, 2015. - 25 de agosto de 2018. - https://acaradiscus.com.br/acaradiscus/condicoes-e-parametros-ideais/amonia-nitrito-e-nitrato-qual-sua-importancia/.
CETESB Amônia [Online] // Mortandande dos Peixes. - 2018. - 30 de setembro de 2018. - https://cetesb.sp.gov.br/mortandade-peixes/alteracoes-fisicas-e-quimicas/contaminantes/amonia/.
CETESB PH [Online] // Mortandade dos Peixes. - 2018. - 30 de setembro de 2018. - https://cetesb.sp.gov.br/mortandade-peixes/alteracoes-fisicas-e-quimicas/ph/.
DAEE Histórico do rio Tietê [http://www.daee.sp.gov.br/index.php?option=com_content&id=793:historico-do-rio-tiete&Itemid=53]. - São Paulo : DAEE, 2017.
EMBRAPA Oxigênio Dissolvido [Online] // ECOíGUA (Convênio SRH/MMA/EMBRAPA/BIRD n. 475/98). - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 07 de novembro de 2001. - 30 de setembro de 2018. -http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/ecoagua/eco/oxigdiss.html.
ÉMILIN C S O que é Turbidez da ígua e Como ela afeta o Tratamento de ígua? [Online] // Engenharia Ambiental e Divulgação Cientifica. - Blog 2 - Engenheiros, 16 de janeiro de 2017. - 30 de setembro de 2018. - https://2engenheiros.com/2017/12/12/turbidez-da-agua/.
FERNANDES V IJSN.ES [Online] // CIDADES. - AGAZETA, 13 de 10 de 2016. - 05 de janeiro de 2018. - http://www.ijsn.es.gov.br/ConteudoDigital/20161121_aj25224_municipio_santaleopoldina.pdf.
FINEP Com apoio da Finep, projeto revive o rio Mangaraí, no Espírito Santo [Online] // Financiadora de Apoio e Pesquisa. - 13 de março de 2017. - 25 de agosto de 2018. - http://www.finep.gov.br/noticias/todas-noticias/5408-com-apoio-da-finep-projeto-revive-o-rio-mangarai-no-espirito-santo.
FIORAVANTI C Entre Paredes de Concreto [Periódico]. - São Paulo : FAPESP, 2013. - 214.
GADELHA F J [et al.] ERIFICAÇíO DA PRESENÇA DE NITRITO EM íGUAS DE CONSUMO HUMANO DA COMUNIDADE DE VíRZEA DO COBRA EM LIMOEIRO DO NORTE-CE [Artigo] // A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química. - CEARí : SBPC, 2005. - 266.
GUIDOLINI J F [et al.] ORTOFOSFATO COMO PARÂMETRO INDICADOR DE QUALIDADE DA íGUA EM DIFERENTES PONTOS DA BACIA DO RIO UBERABA [Artigo] // III Seminário de Iniciação Cientifica e Inovação Tecnologica. - Minas Gerais : IFTM, 2010. - 105.
MENDES M E R [Online] // ISSUO. - UNICAMP, 20 de junho de 2017. - 04 de agosto de 2018. - https://issuu.com/meribeiromendes/docs/mini-curso_tope-unicamp-fitorremedi.
MORTATTI J Metais pesados no Tietê [Periódico]. - São Paulo : FAPESP, 2010. - 176.
MOZETO A A, JARDIM W F e UMBUZEIRO G G [Seção do Livro] // Métodos de coleta, análises físico - químicas e ensaios biológicos e ecotoxicológicos de sedimentos de água doce / A. do livro MOZETO A A. - São Carlos : Cubo Multimidia , 2008.
NIETO R Caracterização Ecotoxicológica de Efluentes Líquidos [Periódico]. - Porto Alegre : ABES, 2000. - Vol. 27.
SAKAI S Mais oxigênio no tratamento de efluentes [Periódico]. - São Paulo : TAE, 2012. - 6 : Vol. I.
SCORSAFAVA M A [et al.] Avaliação físico-química da qualidade de água de poços e minas destinada ao consumo humano [Periódico]. - São Paulo : SCIELO, 2010. - 2 : Vol. 69.
VASCONCELOS Y Reúso a partir do tratamento de efluentes é alternativa para ajudar no combate í crise de abastecimento [Periódico]. - São Paulo : FAPESP, 2015. - 235.
WHO Guidelines for drinking water quality [Journal]. - [s.l.] : Geneva, 2004. - 3 : Vol. 1.
ZAT M e BENETTI A D Remoção dos compostos odoríferos geosmina e 2-metilisoborneol de águas de abastecimento através de processos de aeração em cascata, dessorção por ar e nanofiltração [Periódico]. - Rio de Janeiro : SCIELO, 2011. - 4 : Vol. 16.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).