ANÁLISE ESPAÇO - TEMPORAL DA CONCENTRAÇÃO DE OZÔNIO NA REGIÃO NORTE DA CIDADE DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
Poluição Atmosférica, Ozônio, Poluente Secundário, Análise Espaço - Temporal.Resumo
O ozônio é um gás encontrado naturalmente na estratosfera, tendo como função compor a camada que protege o planeta Terra da intensidade dos raios ultravioleta (UV). No entanto quando este gás é encontrado na troposfera e em níveis maiores do que o permitido pelo órgão ambiental fiscalizador, acarreta danos ao meio ambiente e à saúde pública.
A presente pesquisa apresentará informações resultantes dos dados obtidos pelos postos de monitoramento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e dados complementares do Centro de Gerenciamento de Emergência – CGE e do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET a fim de realizar uma análise espaço-temporal da evolução deste poluente entre os períodos de verão e inverno dos anos 2013 a 2015, na área da zona norte da cidade de São Paulo, tomando como destaque o distrito de Santana, devido ao seu adensamento urbano nos últimos anos.
Â
Referências
ALVIM, DEBORA S., GATTI, L. V, SANTOS,H.M, ; Yamazaki, A, Estudo dos compostos orgânicos voláteis precursores de ozônio na cidade de São Paulo, Studies of the volátil e organic compounds precursors of ozone in São Paulo city, Artigo Técnico, Eng. Sanit. Ambient. vol.16 no.2, 189-196,Rio de Janeiro Apr./June 2011.
Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, Abrangência Espacial das Estações de Monitoramento de Ozônio (referente ao item I do Artigo 14° do Decreto Estadual n° 59.113/2013. Disponível em: <http://ar.cetesb.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2013/12/relatorio-GTO3.pdf>, Acesso em 11 de Março de 2017.
FREITAS, E. D. et.al. A simple photochemical module implemented in RAMS for tropospheric ozone concentration forecast in the metropolitan area os São Paulo, Brazil: Coupling and validation. Atmospheric Environment. Vol. 39, p; 6352-6361. 2005.
MINISTÉRIO DA SAUDE – Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Poluição Atmosférica – VIGIAR. Instrumento de Identificação dos Municípios de Risco, IIMR, 2012. Situação dos Estados Brasileiros. Brasília. 2013.
NEVES, NEUZA. Formação e Dispersão de Ozônio na Região do Recôncavo Baiano, Salvador, 2010.
NOVAIS, D. L. V. Ozônio: Aliado e Inimigo. São Paulo: Spicione, 1998.
SíO PAULO, Decreto n° 59.113, de 23 de Abril de 2013, Estabelece novos padrões de qualidade do ar e das providências correlatas, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, São Paulo, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).