PROCESSO DE LOGÍSTICA REVERSA EM INSUMOS INERENTES AO PROCESSO

Autores

  • Edso Marcos da Cruz Instituto federal de São Paulo, campus Suzano

Palavras-chave:

Reaproveitamento, resí­duos, financeira, ambiental

Resumo

 

RESUMO

 

Este estudo tem por objetivo abordar a logí­stica reversa de uma empresa multinacional em uma de suas filiais localizada na grande São Paulo, por meio do reaproveitamento sustentável de resí­duos descartáveis de higiene pessoal  . Para que o objetivo seja cumprido, este estudo apresenta uma revisão de literatura sobre o conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos, definição de logí­stica reversa e suas vantagens. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, cujo os dados foram coletados em visitas técnicas a empresa. Contatou-se que os insumos eram descartados de maneira incorreta, gerando a agressão ao meio ambiente e prejuí­zo de desperdí­cios de material. Atualmente, com a reestruturação do processo, o destino do descarte de materiais higiênicos foi refeito, tornando-se um processo amplamente eficaz, o qual favorece todo o stakeholders, tanto para quem compra quanto para quem vende. Esses vários tipos de materiais são reaproveitados e agregam valor ambiental  econômico à empresa.

Biografia do Autor

Edso Marcos da Cruz, Instituto federal de São Paulo, campus Suzano

superior em mecânica de Precisão FATEC SP

superior em logí­stica  IFSP

Referências

REFERÊNCIAS

CHISTOPHER, Martin. Logí­stica e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Criando Redes que Agregam Valor). 2ª ed. São Paulo: CENGAGE, 2010.

FERNANDES, Kleber. Logí­stica: fundamentos e processos. 1ª ed. Curitiba: IESDE, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HERNANDEZ Cecí­lia, MARINS Fernando, CASTRO Roberto. Modelo de Gerenciamento da Logí­stica Reversa. Gest. Prod. vol.19 no.3 São Carlos 2012.

LEITE, P. R. Logí­stica Reversa (Meio Ambiente e Competitividade). São Paulo: PRENTICE HALL, 2003.

NOVAES, Antonio. Logí­stica e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição (Estratégia, Operação e Avaliação). 4ª ed. São Paulo: CAMPUS, 2015.

PIRES, Sí­lvio. Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management –Conceitos, Estratégias, Práticas e Casos) 2ª ed. São Paulo: ATLAS, 2004.

SILVA André, MORAES Jorge, MACHADO Ênio. Proposta de produção mais limpa voltada í s práticas de ecodesing e logí­stica reversa. Eng. Sanit. Ambient. vol.20 no.1 Rio de Janeiro jan./mar. 2015.

SOUZA, Sueli; FONSECA, Sérgio. Logí­stica reversa: Oportunidades para a redução de custos em decorrência da evolução do fator ecológico. Revista Terceiro Setor. V.03, N 01. 2009.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos