A importância dos sistemas produtivos na área de Engenharia de Produção: Uma análise bibliométrica
Palavras-chave:
Bibliometria, sistemas produtivos, Engenharia IIIResumo
Este artigo tem o objetivo de verificar como a bibliometria ou pesquisa bibliométrica está sendo aplicada em sistemas produtivos, da área de Engenharia de Produção, pertencentes a área de Engenharia III, nos últimos anos. O método de pesquisa consistiu de utilizar as próprias ferramentas de buscas dos periódicos científicos e pesquisar pela palavra bibliometria nos principais campos. Apesar da simplicidade deste artigo, atingimos o objetivo que é comprovar que a bibliometria está sendo utilizada pelos pesquisadores na área de Engenharia III, apesar de ainda ser em pequena quantidade tende a aumentar como vimos na pesquisa apresentada.
Referências
AMARAL, Roniberto M. et al. Uma visão da produção científica nos Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção através da Bibliometria. 2004. Artigo. XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Florianópolis, SC.
CV LATTES. Disponível em http://estatico.cnpq.br/painelLattes/evolucaoformacao/. Acessado em 23/07/2016.
GLÄNZEL, W. Bibliometrics as a research field: a course on theory and application of bibliometric indicators Course handouts 2003.
GRíCIO, Maria Cláudia Cabrini; OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri de. A inserção e o impacto internacional da pesquisa brasileira em'estudos métricos': uma análise na base Scopus. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, p. 1-19, 2012.
LOPES, Sílvia et al. A Bibliometria e a Avaliação da Produção Científica: indicadores e ferramentas. In: Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. 2012.
MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick et al. Estudo de caso na engenharia de produção: estruturação e recomendações para sua condução. Revista Produção, v. 17, n. 1, p. 216-229, 2007.
NASEER, M. M.; MAHMOOD, K. Use of bibliometrics in LIS research. LIBRES: Library of Information Science Research Eletronic Journal, v. 19, n.2, p. 1-11, sept. 2009.
NORONHA, D. P.; FERREIRA, S. M. S. P. Revisões da Literatura. In: Campello, B.S., Cendón, B.v. e Kremer, J.M. Fontes de Informação para Pesquisadores e Profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, p. 191-198, 2000.
STREHL, Letícia. O fator de impacto do ISI e a avaliação da produção científica: aspectos conceituais e metodológicos. Ciência da informação, v. 34, n. 1, p. 19-27, 2005.
TARAPANOFF, K.; MIRANDA, D. M.; ARíUJO JÚNIOR, R. H. Técnicas para tomada de decisão nos sistemas de informação. Brasília: Thesaurus, p.86, 1995
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).