AVALIAÇÕES SOBRE EXCESSOS DE ESTOQUE: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA DE LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS
Palavras-chave:
Logística, estratégia, manutenção, custos, qualidade.Resumo
O mundo atual nos mostra que os clientes estão buscando, com maior frequência, serviços e produtos com nível de qualidade de excelência. Isso faz com que as empresas concentrem-se não apenas em atingir resultados expressivos com o mínimo possível de capital, mas também na satisfação plena de seus clientes. Sob o foco estratégico, esta pesquisa procura oferecer uma visão de como a equalização de estoque e melhorias continuas podem ser importantes aliados em um cenário competitivo. A modernização dos processos de gestão com o objetivo de redução de custos é o foco deste estudo. Este artigo está dividido em oito seções que definem a Logística, a qualidade como diferencial na prestação de serviço, a manutenção de equipamentos evitando falhas e degradação, e a importância do nível de estoque equilibrado, que embasaram recomendações estratégicas no estudo de caso de uma empresa de locação de equipamentos para cozinhasindustriais.
Referências
BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – Logística Empresarial. 5.ed.Porto Alegre: Bookman, 2006. 616p.
BANDEIRA, M. Texto 1B: tipos de pesquisa. Disciplina: Modelos de Investigação e Produção em Psicologia do Laboratório de Psicologia Experimental, Departamento de Psicologia – FUNREI. Disponível em: <http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/lapsam/texto%201b%20-%20TIPOS%20DE%20PESQUISA.pdf>. Acesso em: 20 ago.2016.
BASQUES, M. A. Indicadores de Desempenho em Empresas de Logística de Movimentação de Cargas e Locação de Equipamentos: Um Estudo de Caso. 2003.75p. Tese (Dissertação de Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/84691>. Acesso em: 13 ago. 2015.
DENARDIN, A. A. A importância do Custo de Oportunidade para a Avaliação de Empreendimentos baseados na criação de Valor Econômico (Economic Value Added – EVA). 2004. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/ConTexto/article/viewArticle/11713>. Acesso em 16 ago.2016.
GARCIA, E.S. et al. Gestão de Estoques: Otimizando a Logística e a Cadeia de Suprimentos.1.ed. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2006.144p.
LEITE, P.R. Logística Reversa: Nova írea da Logística Empresarial. Revista Tecnologística. São Paulo: Edit. Publicare, 2002. Disponível em:<http://meusite.mackenzie.br/leitepr/LOG%CDSTICA%20REVERSA%20-%20NOVA%20%C1REA%20DA%20LOG%CDSTICA%20EMPRESARIAL.pdf>. Acesso em: 30.out.2016.
MACHADO, B. A. Um estudo sobre a atuação da logística reversa segundo publicações do SIMPEP 2007 A 2013. In: As Demandas de Infraestrutura Logística para o Crescimento Econômico Brasileiro, 2014, Bauru. Anais SIMPEP, 2014.14p. Disponível em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais_simpep.php?e=9>. Acesso em: 15 ago. 2015.
MARTINS, E. Contabilidade de Custos. 9. ed.São Paulo: Editora Atlas S.A.,2003. 262p.
MENDES, T.S.; CARVALHO, D. A. Análise gerencial de custos para micro e pequenas empresas de transporte rodoviário de cargas para apoio í decisão. As Demandas de Infraestrutura Logística para o Crescimento Econômico Brasileiro, 17,2014, Bauru.Anais SIMPEP, 2014, 2014.17P. Disponível em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais_simpep. php?e=9>. Acesso em: 19 ago. 2015.
NOVAES, A.G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
PORTO, S. L. Z. Construindo conceito de logística Lean. As Demandas de Infraestrutura Logística para o Crescimento Econômico Brasileiro, 17,2014, Bauru.Anais SIMPEP, 2014, 2014.17P. Disponível em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais_simpep. php?e=9>. Acesso em: 15 ago. 2015.
SILVA, L.M.; SILVA, F.G.F.; & AMOLARO, S.M.D. Logística reversa e o rastreamento de refrigeradores comerciais. In: As Demandas de Infraestrutura Logística para o Crescimento Econômico Brasileiro, 2014, Bauru. Anais SIMPEP,2014.14p. Disponível em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais_simpep.php?e=9>. Acesso em: 15 ago. 2015.
SLACK, N.et al. Gerenciamento de Operações e de Processos.2.ed.Porto Alegre: Bookman, 2013. 567p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).