SIMULAÇÃO DOS PROCESSOS DE MOVIMENTAÇÃO NA EMPRESA BETA¹
Palavras-chave:
Simulação, Software Arena, Armazenagem, OtimizaçãoResumo
A simulação permite reproduzir cenários com diferentes demandas, quantidades de recursos, layouts e sistemas, visando obter a máxima produtividade. Podendo avaliar áreas como movimentação, estocagem e expedição, convergindo em ganhos e melhorias sustentáveis í s operações. Com auxilio do software Arena, buscamos melhorar as filas e tempos de trabalho dos funcionários da empresa Beta, Foram coletados dados e tempos de execução de tarefas. E após análise dos resultados uma proposta de reorganização de trabalho foi feita para melhoria dos tempos e processos.
Referências
ABRANGE. Simulação de cenários. (Disponível em <http://www.abrange.com.br/Tecnologias/Simulador-de-Cenarios/>. Acesso em 31 Mai. 2016. 21h15).
BELGE. Consultoria. Indústria logística. (Disponível em <http://www.belge.com.br/indlog.php>. Acesso em 29 Mai. 2016. 22h).
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001.
FERNANDES. K.S. Logística fundamentos e processos. 1.ed.rev. Curitiba. 2012.
FREITAS FILHO, P. J.. Introdução í modelagem e simulação de sistemas com aplicações em Arena. 2.ed. Florianópolis: Visual Books, 2008.
GUARNIERI, P.; CHRUSCIAK, D.; OLIVEIRA, I. L.; HATAKEYAMA, K. ; SCANDELARI, L.; BELMONTE, D. L. WMS - Warehouse Management System: adaptação proposta para o gerenciamento da logística reversa. In: Produção, v. 16, n. 01, p. 126-139, 2006.
MOURA, R.A. Manual de Logística: Armazenagem e Distribuição Física. São Paulo: IMAN, 1997.
NOVAES.A.G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição - estratégia, operação e avaliação. Rio de Janeiro. 4.ed. Elsevier. 2015.
PRADO, D.. Teoria das filas e da simulação: Tecnologia e Serviços LTDA. Belo Horizonte. 4. ed. Nova Lima: INDG, 2009.
SIEMENS. Simulação de logística e fluxo de material. (Disponível em <https://www.plm.automation.siemens.com/pt_br/products/tecnomatix/manufacturing-simulation/material-flow/>. Acesso em 31 Mai. 2016. 21h42).
SILVA, Maria Laura Viana. A importância do layout dentro das indústrias para o aumento da produtividade, 2012. (Disponível em <http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1661>. Acesso em 27 Mai. 2016. 21h10).
UERJ. Faculdade de engenharia e departamento de engenharia eletrônica e telecomunicações. Teoria de filas e sistemas de comunicação. Pdf Professor Gil Pinheiro. Out. 2013. p 164. Rio de Janeiro. (Disponível em <http://www.lee.eng.uerj.br/~gil/filas/Filas.pdf>. Acesso em 31 Mai. 2016. 22h29).
UNESP. Pesquisa operacional - livro: introdução a pesquisa operacional, capitulo 6 teoria das filas. Pdf Fernando Marins. Departamento de produção. p 61. Guaratinguetá SP. sd. (Disponível em <http://www.feg.unesp.br/~fmarins/po/slides/1o%20s/filas.pdf>. Acesso em 22 Mai. 2016. 22h44).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).