APLICAÇÃO DA PESQUISA OPERACIONAL COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO NA REDUÇÃO DOS GARGALOS DE UM PROCESSO PRODUTIVO: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO
Palavras-chave:
Pesquisa Operacional, Programação Linear, Otimização, Capacidade produtiva.Resumo
O objetivo deste estudo consiste em apresentar e descrever o funcionamento do processo produtivo de uma empresa do setor automobilístico, apresentando o cenário atual de uma de suas linhas produtivas e identificando possíveis gargalos de tal processo, de modo a buscar a minimização de tais gargalos e a consequente maximização dos lucros através da aplicação da pesquisa operacional e da otimização da capacidade produtiva. O estudo irá, em um primeiro momento, levantar o estado da arte quanto aos assuntos abordados, apresentando um referencial teórico, de forma que em sequência serão demonstrados dados coletados na empresa foco para por fim, apresentar a aplicação da pesquisa operacional como ferramenta de auxílio à tomada de decisão. Através deste estudo, comprovou-se que a aplicação da pesquisa operacional e da programação linear é viável no que se refere à problemas de escalas produtivas é viável, visto que tal aplicação proporcionou aos autores uma análise adequada dos dados, gerando assim uma possível otimização do processo produtivo, que reduziria a ociosidade da linha de manufatura em aproximadamente 17%, e consequentemente aumentando os lucros em mais de R$ 2.600.000,00.
Referências
ARAUJO, Marco Antonio. Administração de produção e operações: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.
CORRAR, Luiz J.;THEÓPHILO, Carlos Renato;BERGMANN, Daniel Reed. Pesquisa Operacional para decisão em contabilidade e administração. São Paulo: Atlas,2007.
ARENALES, MARCOS; ARMENTANO, VINíCIUS; MORABITO, REINALDO; YANASSE, HORACIO; Pesquisa Operacional para cursos de Engenharia;Rio de Janeiro: Elsevier,2007.
MOREIRA, D. A. Pesquisa Operacional: Curso Introdutório. São Paulo: Thomson Learning, 2010.
TIWARI, Nirmal Kumar; SANDILYA, Shishir Kumar. Operations Research. New Delhi: Pretice-Hall, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).