APLICAÇÃO DA PESQUISA OPERACIONAL COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO NA REDUÇÃO DOS GARGALOS DE UM PROCESSO PRODUTIVO: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO

Autores

  • Lucas Lopes Filholino Rodrigues Faculdade de Tecnologia de Guarulhos (FATEC), São Paulo
  • Igor Henrique Inácio de Oliveira Faculdade de Tecnologia de Guarulhos (FATEC), São Paulo

Palavras-chave:

Pesquisa Operacional, Programação Linear, Otimização, Capacidade produtiva.

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em apresentar e descrever o funcionamento do processo produtivo de uma empresa do setor automobilí­stico, apresentando o cenário atual de uma de suas linhas produtivas e identificando possí­veis gargalos de tal processo, de modo a buscar a minimização de tais gargalos e a consequente maximização dos lucros através da aplicação da pesquisa operacional e da otimização da capacidade produtiva. O estudo irá, em um primeiro momento, levantar o estado da arte quanto aos assuntos abordados, apresentando um referencial teórico, de forma que em sequência serão demonstrados dados coletados na empresa foco para por fim, apresentar a aplicação da pesquisa operacional como ferramenta de auxí­lio à tomada de decisão. Através deste estudo, comprovou-se que a aplicação da pesquisa operacional e da programação linear é viável no que se refere à problemas de escalas produtivas é viável, visto que tal aplicação proporcionou aos autores uma análise adequada dos dados, gerando assim uma possí­vel otimização do processo produtivo, que reduziria a ociosidade da linha de manufatura em aproximadamente 17%, e consequentemente aumentando os lucros em mais de R$ 2.600.000,00.

Referências

ARAUJO, Marco Antonio. Administração de produção e operações: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.

CORRAR, Luiz J.;THEÓPHILO, Carlos Renato;BERGMANN, Daniel Reed. Pesquisa Operacional para decisão em contabilidade e administração. São Paulo: Atlas,2007.

ARENALES, MARCOS; ARMENTANO, VINíCIUS; MORABITO, REINALDO; YANASSE, HORACIO; Pesquisa Operacional para cursos de Engenharia;Rio de Janeiro: Elsevier,2007.

MOREIRA, D. A. Pesquisa Operacional: Curso Introdutório. São Paulo: Thomson Learning, 2010.

TIWARI, Nirmal Kumar; SANDILYA, Shishir Kumar. Operations Research. New Delhi: Pretice-Hall, 2006.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos