ANÁLISE DO FLUXO DE EXAMES EM UM HOSPITAL POR SÉRIES TEMPORAIS
Palavras-chave:
Fluxo de Exames, Séries Temporais, Administração SADT, Exames Radiológicos, Radiologia.Resumo
Neste estudo demonstramos as características da produção de exames realizados durante os anos de 2012, 2013, 2014, 2015, janeiro e fevereiro de 2016 no SADT (Serviço de Apoio a Diagnose e Terapia) de um grande hospital de São Paulo. Mudanças na gestão e produção de exames radiológicos motivaram-nos a investigar o fluxo de exames. O objetivo foi detalhar a produção dos seguintes exames; Raios X, Tomografia e Ultrassom, Patologia Clinica, Anatomia Patológica, Endoscopia, Ecocardiograma e Banco de Sangue identificando os eventos temporais e as propriedades da série. Para estas avaliações utilizamos o Teste de Mann-Whitney com o intuito de comparar os momentos de observação, para cada uma das oito variáveis estudadas, em seguida avaliamos por meio de Séries Temporais o comportamento da produção. Os resultados mostraram que as mudanças implantadas no hospital, não surtiram os efeitos desejados na produção dos exames de Raios X, Tomografia e Ultrassom a análise estatística demonstrou queda ou estagnação. Nas outras modalidades de exames; Patologia Clínica, Anatomia Patológica, Endoscopia, Eco, Banco de Sangue a produção foi mais bem avaliada inclusive com tendência efetiva de crescimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).