FATORES EXPLICATIVOS DA EFETIVIDADE DA MISSÃO INSTITUCIONAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • Luis Antonio Lay
  • THIAGO BRUNO DE JESUS SILVA
  • Antonio Carlos Bambino
  • Carlos Eduardo Facin Lavarda
  • Vinicius Costa da Silva Zonatto

Palavras-chave:

Fatores explicativos, Efetividade da Missão, Empresas Brasileiras

Resumo

Este estudo objetiva identificar quais fatores explicam a efetividade da missão institucional das empresas brasileiras listadas na B3. Como hipóteses de fatores explicativos temos lucro, rentabilidade, tamanho, valor do preço da ação, número de empregados, divulgação de relatório socioambiental, existência do comitê de auditoria e membros externos no conselho de administração. Utilizaram-se dados provenientes do relatório de referência, Economática e dos sites das empresas. Realizou-se análise de conteúdo das missões para atestar a efetividade da missão proposta pelo modelo de Pearce (1982), e regressão múltipla linear para análise estatí­stica dos dados para identificar a relação entre a efetividade da missão e os fatores explicativos. Como resultado, lucro e número de empregados explicam o ní­vel de efetividade da missão das firmas brasileiras. Adicionalmente, constatou-se que o cliente obteve o maior número de citações nas missões, seguido do conceito próprio da empresa e os produtos e serviços. A efetividade, de acordo ao modelo, ficou entre 4 a 5 elementos e apenas 3 empresas contemplaram todos os elementos. A contribuição do estudo reside em identificar fatores que motivam a efetividade da missão das empresas de acordo com modelo de Pearce (1982) e postular possí­veis explicações para a presença dos elementos nas missões institucionais.

 

Biografia do Autor

Luis Antonio Lay

Mestre em Contabilidade pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

THIAGO BRUNO DE JESUS SILVA

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Antonio Carlos Bambino

Mestrando em Contabilidade pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Carlos Eduardo Facin Lavarda

Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Vinicius Costa da Silva Zonatto

Professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Referências

AMATO, C. H.; AMATO, L. H. Corporate Commitment to Quality of Life: Evidence from Company Mission Statements. Journal of Marketing Theory and Practice, p. 69–87. 2002

ANALOUI, F.; KARAMI, A. CEOs and development of the meaningful mission statement. Corporate Governance, v. 2, n. 3, p.13-20, 2002

ARAÚJO, M. A.; SOUZA, P.; LUNKES, R. J. Análise dos principais elementos de Pearce II (1982) presentes nas missões organizacionais das universidades públicas do Brasil. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTíO UNIVERSITíRIA, 41, 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BART, C. K.. Industrial Firms and the Power of Mission. Industrial Marketing Management. 26, 371-383, 1997b.

BART, C. K.; BAETZ, M. C. The relationship between mission statements and firm performance: an exploratory study. Journal of Management Studies, v. 35, n. 6, p. 823-853, 1998.

BART, C. K.; BONTIS, N. Distinguishing between the board and management in company mission: Implications for corporate governance. Journal Of Intellectual Capital, v. 4, n. 3, p.361-381, 2003.

BART, C. K.; BONTIS, N.; TAGGAR, S. A model of the impact of mission statements on firm performance. Management Decision, v. 39, n. 1, p. 19–35, 2001.

BART, C. K.; HUPFER, M. Mission statements in Canadian hospitals. Journal Of Health Organization And Management, v. 18, n. 2, p.92-110, 2004.

BARTKUS, B. R.; GLASSMAN, M. Do firms practice what they preach? The relationship between mission statements and stakeholder management. Journal Of Business Ethics, v. 83, n. 2, p. 207-216, 2008.

BARTKUS, B. R.; GLASSMAN, M.; MCAFEE, B. R. Mission statement quality and financial performance. European Management Journal, v. 24, n. 1, p. 86–94, 2006.

BARTKUS, B. R.; GLASSMAN, M.; MCAFEE, B. R. Mission statements: are they smoke and mirrors? Business Horizon. nov/dez. 2000.

CAMPBELL, Andrew. Mission Statements. Long Range Planning, v. 30, n. 6, p. 931-932, 1997.

CASE, C. J.; KING, D. L.; PREMO, K. M. An international mission statement comparison: United States, France, Germany, Japan, and China. Academy of Strategic Management Journal 11(2): 93-119. 2012

COCHRAN, D. S.; DAVID, F. R.; GIBSON, C. K. A framework for developing an effective mission statement. Journal of Business Strategies, v. 25, n. 2, p. 27-39, 2008.

CUNHA, J. V. A.; COELHO, A. C. Regressão linear múltipla. In: CORRAR, L. J.; PAULO E.; DIAS FILHO, J. M. (coordenadores). Análise multivariada: para cursos de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas, 2007.

DAVID, F. R. How companies define their mission. Long Range Planning, v. 22, n. 1, p. 90- 97, 1989.

DAVID, F. R. Strategic management: concepts and cases. 20. ed. New York: Pearson Prentice Hall, 2009.

DEEGAN, C.; RANKIN, M. Do Australian companies report environmental news objectively? An analysis of environmental disclosures by firms prosecuted successfully by the Environmental Protection Authority. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 9, n. 2, p. 50-67, 1996.

DENTON, K. D. Mission statements miss the point. Leadership & Organization Development Journal, v. 22, n. 7, p. 309-314, 2001

DRUCKER, P. Management: tasks, responsibilities and practices. New York: Harper e Row, 1974.

FUGAZZOTTO, S. J. Mission Statements, Physical Space, and Strategy in Higher Education. Innovative Higher Education, New York, v. 34, n. 5, p.285-298, dez. 2009.

GRAHAM, J. W.; HAVLICK, W. C. Mission statements: a guide to the corporate and nonprofit sectors. New York: Garland Publishing, 1994.

GREENGARTEN-JACKSON, J. et al. Mission statements in service and industrial corporations. International Journal of Quality Science, v. 1, n. 1, p. 48-61, 1996.

HARTMAN, L. P.; RUBIN, R. S.; DHANDA, K. K. The Communication of Corporate Social Responsibility: United States and European Union Multinational Corporations. Journal of Business Ethics, V. 74, 2007.

HOURNEAUX JÚNIOR, F. Relações entre as partes interessadas (stakeholders) e os sistemas de mensuração do desempenho organizacional. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade, Universidade de São Paulo (USP), 2010.

IRIGARAY, Hélio Arthur Reis; CUNHA, Gustavo Ximenes; HARTEN, Bruno Anastassiu. Missão organizacional: o que a análise crí­tica do discurso revela?. Cadernos EBAPE. BR, v. 14, n. 4, p. 920-933, 2016.

IRELAND, R.D.; HITT, M.A. Mission statements: importance, challenge and recommendations for development. Business Horizons, Vol. 35, No. 3, pp. 34-42, 1992.

KEMP, S.; DWYER, L. Mission statements of international airlines: a content analysis. Tourism Management, v. 24, p. 635-653, 2003.

KHALIFA, A. S.; Mission, purpose, and ambition: redefining the mission statement. Journal of Strategy and Management. v. 5 n. 3, p. 236-251, 2012.

KING, D. L.; CASE, C. J.; PREMO, K. M. A mission statement analysis comparing the United States and three other English speaking countries. Academy of Strategic Management Journal, v. 10, n. S1, p. 21, 2011.

LOBATO, D. M. Estratégia de empresas. 9. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

FABRIS LUGOBONI, Leonardo et al. A MISSíO ORGANIZACIONAL DAS MELHORES E MAIORES EMPRESAS DO BRASIL. Future Studies Research Journal: Trends & Strategies, v. 11, n. 1, 2019.

LUGOBONI, Leonardo Fabris; GOTO, Melissa Midori Martinho. Stakeholders presentes nas missões organizacionais: uma análise por setor e origem de controle acionário. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 11, n. 3, p. 615-636, 2018.

MARTINS, Vanessa de Quadros; DIEHL, Carlos Alberto; BRUNOZI JUNIOR, Antônio Carlos. DECLARAÇíO DE MISSíO EM PAíSES LATINOAMERICANOS: EFETIVIDADE E FATORES CONTINGENCIAIS. Advances in Scientific & Applied Accounting, v. 11, n. 3, 2018.

MCKEE, A. Management: a focus on leaders. New York: Pearson Prentice Hall. 2012.

MORRIS, R. J. Developing a mission for a diversified company. Long Range Planning, v. 29, n. 1, 103-115, 1996.

MUSSOI, A.; LUNKES, R. J.; SILVA, R. V. Missão Institucional: uma análise da efetividade e dos principais elementos presentes nas missões de empresas brasileiras de capital aberto. Revista de Gestão, v. 18, n. 3, p. 361-384, 2011.

NIMWEGEN, G. V. et al. A stakeholder perspective on mission statements: an international empirical study. International Journal of Organizational Analysis, Amsterdam, v. 16, n. 1/2, p.61-82, 2008.

PALMER, T. B.; SHORT, J. C. Mission statements in U.S. colleges of business: an empirical examination of their content with linkages to configurations and performance. Academy of Management Learning and Education, v. 7, n. 4, p. 454-470, 2008.

PEARCE, J. A. II. The company mission as a strategic tool. Sloan Management, v. 23, n. 3, p. 15-24, Pr 1982.

PEARCE, J. A. II; DAVID, F. Corporate mission statement: the bottom line. The Academy of Management Executive, v. 1, n. 2, p. 109-116, May 1987.

RARICK, C. A.; VITTON, J. Mission statement make cents. The Journal of Business Strategy, v. 16, n. 1, v. 11-12, 1995.

SIDHU, J. Mission Statements: Is it Time to Shelve Them? European Management Journal, v. 21, n. 4, p. 439-446, 2003.

SILVA, A. J. H; FERREIRA J.R, I.; CASTRO, M. Missão organizacional como instrumento para a formulação de estratégias e obtenção de vantagem competitiva: análise comparativa em instituições financeiras brasileiras. Revista de Economia e Administração, v. 5, n. 2, 2006

SILVA, T. B. J.; LIMA FILHO, R. N. A Efetividade da Missão e a Evidenciação da Responsabilidade Socioambiental: Uma Análise em Organizações do Segmento de Papel e Celulose. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 31, p. 4-23, 2014.

SMITH, M.; HEADY, R. B.; CARSON, P. P.; CARSON, K. D. Do mission statements accomplish their missions? An exploratory analysis of mission statement content and organizational longevity. Journal of Applied Management and Entrepreneurship, v. 25, n. 6, p. 75-96, 2001.

SOUZA, P. de; CORAL, S. M.; LUNKES, R. J. Missão Organizacional: Análise dos Principais Elementos Propostos por Pearce II (1982) Presentes nas Missões dos Hotéis do Sul do Brasil.Podium Sport, Leisure and Tourism Review e-ISSN: 2316-932X, v. 3, n. 1, p. 94-105, 2014.

TELES, J.; LUNKES, R. J. Efetividade da missão institucional: um estudo nas 100 maiores empresas de capital aberto no Brasil. In: ANPCONT, 5, 2011, Vitória. Anais... Vitória, 2011.

WEDRICH, A. et al. Entwicklung und Implementierung eines Leitbildes an der Universitäts-Augenklinik Graz. Spektrum der Augenheilkunde, v. 26, n. 4, p. 212-220, 2012.

WILLIAMS, L. S. The mission statement: a corporate reporting tool with a past, present and future. Journal of business communication, v. 45, n. 2, p. 94-119, 2008.

WOOD, D., Corporate Social Performance Revisited, Academy of Management Review, p. 695, 1991

Downloads

Publicado

2020-06-25

Como Citar

LAY, L. A.; SILVA, T. B. D. J.; BAMBINO, A. C.; LAVARDA, C. E. F.; ZONATTO, V. C. da S. FATORES EXPLICATIVOS DA EFETIVIDADE DA MISSÃO INSTITUCIONAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 32, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/2301. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS