Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

Os manuscritos podem ser enviados na forma de artigo completo, comunicação, nota técnica ou artigo de revisão.

O artigo submetido à ASA será avaliado primordialmente quanto a seu mérito cientí­fico;

Pesquisa envolvendo seres humanos e animais obrigatoriamente devem apresentar parecer de aprovação do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) na submissão;

O artigo deve ser inédito no contexto internacional;

O artigo não pode ser submetido à avaliação simultânea para outro periódico;

Os Editores podem aceitar ou rejeitar artigos submetido para publicação, de forma independente da submissão a avaliação pelo sistema duplo-cego (Double Blind Review);

Os Editores podem sugerir alterações e/ou adequações do artigo.

Serão aceitos artigos submetidos em português ou inglês. Os artigos em inglês devem apresentar um resumo em português e terão preferência no processo editorial para eventual aceite.

As declarações de exclusividade, originalidade e de direitos autorais são obrigatórios para todas as submissões.

Os autores podem acompanhar o status de seu artigo pelo sistema OJS.

Os Editores e/ou qualquer indiví­duo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu autor (ou autores);

As avaliações são feitas em formulários de avaliação padronizado, havendo espaço para comentários personalizados, os quais são encaminhados ao(s) autor(es) em caso de aceite condicional (Revisões requeridas).

O artigo só pode ser submetido pelo sistema online: http://www.revistaseletronicas.fmu.br/index.php/index/user

DIRETRIZES GERAIS DE REDAÇíO
Artigo completo:
relato completo de um trabalho experimental original de até 20 páginas (em fonte times new roman tamanho 12 e espaçamento duplo). Deve conter: Tí­tulo (Português ou Inglês); Resumo (Português e/ou Inglês); Palavras-chave; Introdução; Material e Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; Referências e Agradecimentos (se for o caso).

Comunicação: relato dos resultados finais de um trabalho experimental cujo volume de resultados não é suficiente para constituir artigo completo. Segue as mesmas diretrizes de artigos completos, limitando-se, contudo, à até 14 páginas (em fonte times new roman tamanho 12 e espaçamento duplo).

Nota técnica: relato de avaliação ou proposição e método, procedimento ou técnica que apresenta associação com as áreas da revista, de até 20 páginas (em fonte times new roman tamanho 12 e espaçamento duplo). Deve conter: Tí­tulo (Português ou Espanhol e Inglês); Resumo (Português ou Espanhol); Palavras-chave; Abstract; Key-words; Texto (sem subdivisões porém com conteúdos referentes a introdução; metodologia; resultados e discussão e conclusão) referências e agradecimentos (se for o caso).

Revisão: constitui abordagem do estado da arte ou visão crí­tica de assuntos de interesse e relevância para a comunidade cientí­fica, de até 20 páginas (em fonte times new roman tamanho 12 e espaçamento duplo). Deve conter: Tí­tulo (Português e/ou Inglês); Resumo; Palavras-chave; Desenvolvimento do tema proposto (com subdivisões em tópicos ou não); Considerações Finais; Referências; Agradecimentos (se for o caso).

FORMATAÇíO DO TEXTO
O texto deve ser digitado em folha branca, fonte Times New Roman tamanho 12, espaço duplo (exceto Abstract/Resumo, Figuras e Tabelas), paginação contí­nua, em algarismos arábicos, centralizada no rodapé, e linhas numeradas em ordem crescente (numeração contí­nua). O layout da página deve ser papel A4 (29,7 x 21 cm) com margens: superior (3 cm), esquerda (3 cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm). Textos em inglês deverão conter resumo em português. O arquivo deverá ser enviado utilizando a extensão.doc. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico enquanto neologismos ou acepções incomuns devem ser escritas entre "aspas".

Tí­tulo: Deve ser preciso, sucinto e informativo, com 20 palavras no máximo e baseado nos principais achados apresentados no artigo. Digitá-lo em negrito, fonte Times New Roman tamanho 14 e centralizado.

Resumo/Abstract: Deve esclarecer de forma breve os objetivos da pesquisa, métodos e principais resultados e conclusões. O texto deve ser justificado e digitado em parágrafo único, fonte Times New Roman 12, e espaço simples, começando por RESUMO (Texto em português) ou ABSTRACT (texto em inglês)e conter um máximo 1500 caracteres com espaços. Deve ser evitada a inclusão de referências bibliográficas, porém quando necessário, citar autor(es) e ano. Abreviações não usuais devem ser definidas em sua primeira menção no texto do resumo.

Palavras-chave/ keywords: Apresentar até seis (6) palavras-chave/ key-words imediatamente após o resumo ou o abstract, em ordem alfabética, fonte Times New Roman 11, letras minúsculas, com alinhamento justificado e separadas por ví­rgulas. Não devem conter ponto-final.

Introdução: Deve contextualizar o assunto embasando-se em literatura recente, as justificativas para a realização da pesquisa e os objetivos do trabalho devem compor o último parágrafo deste item.

Material e métodos: Descrição clara e com referência especí­fica dos procedimentos biológicos, analí­ticos e estatí­sticos usados no estudo. Quando pertinente, descrever no iní­cio da seção que o trabalho foi aprovado pela comissão de ética apontando um número de registro.

Resultados: descrição dos achados sem apontamentos discursivos.

Discussão: apontamentos sobre a relação dos achados apresentados com os descritos na literatura.

Conclusão: Deve ser redigida em parágrafo único no presente do indicativo. Não deve representar uma repetição de resultados e deve responder diretamente aos objetivos propostos no artigo.

Agradecimentos: Quando pertinente deve citar indiví­duos cuja atuação profissionais indiretamente colaborou com a realização do trabalho.

Abreviaturas, sí­mbolos, siglas e unidades utilizadas ao longo do texto:
As siglas e abreviaturas, quando utilizadas pela primeira vez, deverão ser precedidas do seu significado por extenso. Deve-se evitar o uso de abreviações não-consagradas.

As unidades de medida devem seguir os padrões do Sistema Internacional (SI), elaborados pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) [www.bipm.org];

Para unidades compostas, usar o sí­mbolo de cada unidade individualmente, separado por um espaço apenas.

Escrever por extenso os números de zero a nove (não os maiores), a menos que sejam acompanhados de unidade de medida.

Tabelas e Figuras:
Devem ser mencionadas no texto como Tabela ou Figura (por extenso) e numeradas em ordem crescente. Tanto as tabelas quanto as figuras devem ser inseridas o mais próximo possí­vel de sua citação. Os tí­tulos e legendas das figuras e tabelas devem ser curtos e informativos. Todos estes elementos devem ser formatados de maneira que o texto se inicie abaixo da figura ou tabela. e que sejam uniformes.

Tabelas: Devem ser digitadas segundo menu do Microsoft® Word "Inserir Tabela", em células distintas (não serão aceitas tabelas com valores separados pelo recurso ENTER ou coladas como figura). São construí­das apenas com linhas horizontais de separação no cabeçalho e ao final da tabela. A legenda recebe inicialmente a palavra Tabela, seguida pelo número de ordem em algarismo arábico e ponto.

Figuras: Refere-se a qualquer ilustração constituí­da ou que apresente linhas e pontos: desenho, fotografia, gráfico, fluxograma, esquema etc. Os desenhos, gráficos e similares devem ser feitos com tinta preta, com alta nitidez. As fotografias, no tamanho de 10 × 15 cm, devem ser ní­tidas e de alto contraste. As legendas recebem inicialmente a palavra Figura, seguida do número de ordem em algarismo arábico e ponto. Recomenda-se atenção para as proporções entre letras, números e dimensões totais da figura, pois caso haja necessidade de redução, esses elementos também serão reduzidos e correm o risco de ficar ilegí­veis. Nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos X e Y devem ter iniciais maiúsculas e unidades entre parênteses. Figuras não-originais devem conter, após o tí­tulo, a fonte de onde foram extraí­das, que deve ser referenciada.

ORIENTAÇÃO E EXEMPLO PARA CITAÇÕES E REFERÊNCIAS:

Desde o processo de redação do texto sugerimos a utilização do aplicativo EndNoteWeb (plugin para Microsoft® Word) para facilidade no processo de formatação (endnote.com) é requerida a sua utilização da norma do International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE) também disponí­vel para acesso no endereço eletrônico: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/

Patrias K. Citing medicine: the NLM style guide for authors, editors, and publishers [Internet]. 2nd ed. Wendling DL, technical editor. Bethesda (MD): National Library of Medicine (US); 2007 [updated 2011 Sep 15; cited Year Month Day]. Available from: http://www.nlm.nih.gov/citingmedicine

Citações
Utiliza-se a citação "Autor-ano"descrito nas normas do ICMJE. A citação varia conforme o número de autores:

Para dois autores o sobrenome de ambos é citado, separado por "e" e o ano, quando no iní­cio da citação e os sobrenomes separados por ponto e ví­rgula quando entre parênteses, no final da citação, seguidos do ano.

Ex: Segundo Ribeiro e Aguiar (2000) ou (Ribeiro; Aguiar 2000)

Para mais de dois autores, deve ser citado o sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão et al. e o ano.

Ex: Bruyne et al. (1991) ou (Bruyne et al. 1991)

Quando se tratar de vários trabalhos do mesmo autor, com a mesma data, usam-se, na citação, letras minúsculas, em ordem alfabética, acompanhando a data, para diferenciar as diversas publicações na lista bibliográfica.

Ex: Desta forma Azevedo (1952a)... já Azevedo (1952b)

Referências
As referências são alinhadas somente à margem esquerda e de forma a se identificar o documento, em espaço simples e separado entre si por espaço duplo.

As referências devem ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor e contemplar todas aquelas citadas no texto.

Quando se tratar de até seis autores, referenciam-se os autores, separados por ví­rgula.

Quando se tratar de mais de seis autores, referenciam-se até os seis primeiros autores seguidos po ví­rgula e pela expressão latina et al.

De forma geral, para autoria referenciar o sobrenome do(s) autor(es) por extenso com a primeira letra em caixa alta e iniciais dos prenomes (exceção para nomes de origem espanhola, em que entram os dois últimos sobrenomes), sem ví­rgula entre sobrenome e iniciais do nome e sem ponto entre as iniciais do nome. As iniciais dos autores não podem conter espaços. O termo et al. não deve ser ou estar em itálico nem precedido de ví­rgula.

No mí­nimo 70% das referências devem ser de artigos publicados nos últimos dez anos, procurando sempre referenciar os artigos publicados na í­ntegra em periódicos indexados. Referências de livros, anais, internet, teses, dissertações, monografias não devem exceder 30% do total.

Os nomes das revistas devem ser abreviados de acordo com a própria revista, no endereço: http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html ou no site: http://portal.revistas.bvs.br para revistas latino-americanas.

Livros:
Livro no todo:
Autor(es) do livro. Tí­tulo. Edição (a partir da 2a). Local de publicação:Editora; Ano de publicação. Paginação da parte referênciada (quando couber).

Quando editor e local não puderem ser indicados na publicação, utilizam-se ambas as expressões, abreviadas, e entre colchetes.[S.I.: s.n.]

Guyton AC, Hall JE. Tratado de Fisiologia Médica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002. 345-347p.

Livro em formato eletrônico no todo:
Autor(es). Tí­tulo [suporte]. Edição. Local de publicação:Editora; Data de publicação [data de acesso com a expressão "acesso em" ano mês dia]. Endereço do site com a expressão "Disponí­vel em:"

Pompéia R. O Ateneu [internet]. 16. ed. São Paulo:ítica; 1996 [acesso em 2001 jun 27]. Disponí­vel em: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/index.html

Parte do livro:
Autor(es) da parte da referência. Tí­tulo da parte da referência. In: Autor (es) do livro. Tí­tulo do livro. Edição (a partir da 2a). Local de publicação:Casa publicadora; Ano de publicação. Paginação da parte referênciada.

Finegold SM. Anaerobic bacteria:general concept. In: Mandell GL, Bennett JE, Dolin R. Principles and practice of infectious disease. 4th] ed. New York: Churchill Livingstone Inc.; 1995. p.2156-73.

Teses e Dissertações:
Autor. Tí­tulo do trabalo: subtí­tulo (se houver) [monografia, dissertação ou tese]. Cidade de apresentação: Instituição; ano de defesa.

Bastos PAS. Constituição fí­sico-quí­mica, celular e microbiológica do leite de búfalas (Bubalus bubalis) criadas no Estado de São Paulo [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2004.

Artigos

De periódicos:
Autor(es). Tí­tulo do artigo. Tí­tulo do periódico abreviado. Ano de publicação; volume (número):páginas inicial-final do artigo.

Andrade MB, Cole EF, Evêncio Neto J, Silva ACJ, Aleixo GAS, Cunha ALT. Escala de coma de Glasgow pediátrica modificada para cães. Arq Bras Med Vet Zootc. 2010;62(1):47-53.

De periódicos em formato eletrônico:
Autor(es). Tí­tulo do artigo. Tí­tulo do periódico abreviado [suporte]. Data de publicação [data de acesso com a expressão "acesso em" ano mês dia]; volume(número): páginas inicial-final ou [número de páginas aproximaado]. Endereço eletrônico com a expressão "Disponí­vel em: "

Pavezi N, Flores D, Perez CB. Proposição de um conjunto de metadados para descrição de arquivos fotográficos considerando a Nobrade e a Sepiades. Transinf [Internet]. 2009 [acesso em 2010 nov 8]; 21(3):197-205. Diponí­vel em: http://revistas.puccampinas.edu.br/transinfo/search.php?op=searchquery=metadadoslimit=all

Congressos e reuniões:
Autor(es). Tí­tulo do trabalho. In: Tipo de publicação e tí­tulo do evento; ano mês dia do evento ; cidade, paí­s de realização do evento. Cidade da publicação: editora ou instituição responsável pela publicação; ano de publicação.

Alencar MM, Cruz GM, Tullio RR, Corrêa LA, Sampaio AAM, Barbosa PF.Peso vivo, idade de abate, duração do confinamento e caracterí­sticas de carcaça de bovinos jovens provenientes de cruzamentos de raças adaptadas e não-adaptadas. In: Anais da 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007 jul 24-27; Jaboticabal, BR. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Zootecnia; 2007.

Documento Jurí­dico:
Local (Paí­s, Estado ou Cidade). Tí­tulo (especificação de legislação, no, data). Ementa. Indicação da publicação oficial. Data de publicação (ano mês dia); Seção. Páginas inicial-final.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria no 1.884, de 11 de novembro de 1994. Elaboração de projetos fí­sicos [para estabelecimentos assistenciais de saúde], Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 1994 dez 15; Seção 1. p.19523-49.

Brasil. Constituição, 1988. Constituição Federativa do Brasil. Brasí­lia: Senado Federal; 1998.

PROCESSO DE AVALIAÇíO POR PARES
Todos os artigos submetido à ASA são inicialmente avaliados por seus editores quanto a critérios cientí­ficos e adequação ao escopo da revista. Posteriormente, o manuscritos é enviado a revisores especializados no tema proposto de forma sigilosa e garantida quanto a ao anonimato dos autores e revisores. O resultados da avaliação editorial e por revisores pode ser transmitida total ou parcialmente aos autores.

EDITORA
Faculdades Metropolitanas Unidas
Sobre este sistema de publicação

BOAS PRÁTICAS DA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA
PDF do texto da ANPAD sobre boas práticas e do "Código de Boas Práticas Cientí­ficas" (FAPESP,2012).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.