SUSTENTABILIDADE APLICADA A SERVIÇOS DE VAREJO: UM ESTUDO EMPÍRICO EM UM SHOPPING CENTER DE SÃO PAULO

Autores

  • Marcos Antonio Franklin Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Soraia Pinheiro Ribeiro Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Carolina Zi Wen Gu Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Giovani Palmejan Leardini Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Bruno de Souza Campos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Giovana de Paschoa Gimenez Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sidnei Augusto Mascarenhas Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Serviços, Varejo, Shopping center.

Resumo

Com esta pesquisa pretendeu-se compreender como são as práticas de sustentabilidade em um ambiente de serviços de varejo, e para isso, a pesquisa foi realizada em um shopping center na cidade de São Paulo. Assim, elaborou-se o problema de pesquisa: Quais as práticas da sustentabilidade aplicada aos serviços de varejo em um shopping center? A pesquisa foi de natureza exploratória segundo Cervo e Bervian (2004). O método utilizado foi o qualitativo proposto por Merriam (2002). Para realizar a coleta dos dados, foram aplicadas sete entrevistas, com roteiros semiestruturados (MANZINI, 1990/1991), baseado no referencial teórico. Os resultados mostraram que o Shopping Center Eldorado apresenta práticas sustentáveis sob os pontos de vista ambiental, econômico e social.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Franklin, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Experiência profissional na área de gestão da inovação e processos organizacionais. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve projetos de pesquisa aplicada em temas relacionados com gestão da inovação, sustentabilidade, redes, qualidade e ambiente organizacional. Têm publicações em congressos e revistas nacionais e internacionais nesses temas.

Soraia Pinheiro Ribeiro, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração com linha de formação em Gestão de Comércio Exterior.

 

 

Carolina Zi Wen Gu, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração com linha de formação em Gestão de Comércio Exterior.

Giovani Palmejan Leardini, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduado em Administração com linha de formação em Gestão de Comércio Exterior.

Bruno de Souza Campos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduado em Administração com linha de formação em Gestão de Comércio Exterior.

Giovana de Paschoa Gimenez, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração com linha de formação em Gestão de Comércio Exterior.

Sidnei Augusto Mascarenhas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorado e Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo. Graduaçãoem Engenharia Mecânicapelo Instituto Mauá de Tecnologia (1976). Atualmente é Professor Doutor da Universidade Presbiteriana Mackenzie nas disciplinas Estratégias Empresariais, Metodologia Cientí­fica, Gestão Estratégica para a Sustentabilidade, Gestão Integrada de Empresas. Professor convidado do Centro Paula Souza para a disciplina Metodologia Cientifica nos cursos de MBA. Professor convidado da Faculdade de Tecnologia Impacta para a disciplina Metodologia Cientifica nos cursos de MBA.

Referências

ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Center. (2015). Disponí­vel: <http://www.portaldoshopping.com.br>. Acesso em: 10 abril 2015.

<http://www.portaldoshopping.com.br/site/monitoramento/evolucao-do-setor>. Acesso em: 17 agosto.

<http://www.portaldoshopping.com.br/site/monitoramento/numeros-nas-capitais>. Acesso em: 17 agosto 2015.

ALBRECHT, K. (2002). Revolução nos serviços: como as empresas podem revolucionar a maneira de tratar os seus clientes. São Paulo: Pioneira.

AMBROZINI, M. A.; NOLETO, C. P.; SILVA, A. L. C. (2010). Estudo de caso: sustentabilidade do Banco Real. Nucleus, v.7, n.1, abr.

BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRA, J. E. R. (2009). Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria í prática. São Paulo: Saraiva.

BATESON, J. EG.; HOFFMAN, K. D. (2003). Marketing de serviços. 4ª. ed. Porto Alegre: Bookman.

BELLEN, H. M. V. (2002). Indicadores de Desenvolvimento Sustentável: um levantamento dos princí­pios sistemas de avaliação. In: EnANPAD 2002. Salvador – BA: Anais dos Resumos dos Trabalhos. CD-Rom.

BELLEN, H. M. V. (2004). Indicadores de sustentabilidade: um levantamento dos principais sistemas de avaliação. Caderno EBAPE-BR, v.3, mar.

CASTELLO, C.E.; FONTENELLE, A.P.; FONSECA, E.M.; PIMENTEL, M.O. (2015). BNDES -Setor de shopping center no Brasil: evolução recente e perspectivas. Disponí­vel em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/2575/1/BS%2026%20Setor%20de%20shopping%20center%20no%20Brasil_P.pdf>. Acesso em: 28 abril.

CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. (2004). Metodologia cientí­fica. 5 ª. ed. São Paulo: Pearson.

CLARO, P. B. O.; CLARO, D. P.; AMÂNCIO, R. (2008). Entendendo o conceito de sustentabilidade nas organizações. Revista de Administração. v. 43, n.4, p. 289-291, out./nov./dez.

DOAK, J. (2009). An inspector calls: Looking at retail development through a sustainability lens. Journal of Retail & Leisure Property. v. 8, n.4, p. 299–309.

ELKINGTON, J. (1994). Towards the sustainable corporation: Win-win-win business strategies for sustainable development. Califórnia Management Review. v. 36, n.2, p. 90-98.

ELKINGTON, J. (1999). Triple bottom-line reporting: Looking for balance. Australian CPA, Mar. v. 69, n. 2. p. 19-21.

ELKINGTON, J. (2012). Sustentabilidade: canibais com garfo e faca. São Paulo: M. Books do Brasil.

FLORES, J.G. (1994). Aproximación interpretativa al contenido de la información textual. In: FLORES, J.G. Análisis de datos cualitativos - aplicaciones a la investigación educativa.

Barcelona: PPU.

GAZIULUSOY, A. I. (2010). System innovation for sustainability: a scenario method and a workshop process for product development teams. Auckland.

GRAHAM, G. (2009). Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Bookman.

GRÖNROOS, C. (2004). Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier.

JABBOUR, A.B.L.S.; JABBOUR, C.J.C. (2009). Are suppliers selection criteria going green? Case studies of companies in Brazil. Industrial Management & Data Systems, v.109, n.3.

LAS CASAS, A. L. (2000). Marketing de varejo. 2ª. ed. São Paulo: Atlas.

LEVY, M.; WEITZ, B. (1995). Retailing management. 2ª. ed. Chicago, USA: Inwin.

LEVY, M.; WEITZ, B. A. (2000). Administração de varejo. 3ª. ed. São Paulo: Atlas.

LEWISON, D. M. (1994). Retailing, 5ª. ed. New York, USA: Macmillan College.

MANZINI, E. J. (1990/1991). A entrevista na pesquisa social. São Paulo: Didática, v. 26/27.

MATTAR, F. N. (2011). Administração de varejo. Rio de Janeiro: Elsevier.

McCLOUD, J. (1990). Malls respond to cry for increased service. Shopping Center World. Management Concerns. Nov.

MEIRELLES, D. S. E. (2006). O conceito de serviço. Revista de Economia Polí­tica, v. 26, n.1 (101), janeiro-março.

MERRIAM, S. B. (2002). Qualitative research in practice: examples for discussion and analysis. 1.ed. Jossey-Bass.

NORMANN, R. (1993). Administração de serviços: estratégia e liderança na empresa de serviços: tradução Ailton Bomfim Brandão. São Paulo: Atlas.

NOVAES, A. G. (2007). Logí­stica e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier.

PARENTE, J. (2000). Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas.

RACHMAN, D. J. (1973). Varejo: estratégia e estrutura – uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas.

SAVITZ, A. W.; WEBER, K. (2007). A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso e o lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Campus.

SHERMAN, W. R., J.D., L.L.M., C.P.A. (2012). The triple bottom line: The Reporting Of "Doing Well" & "Doing Good". Journal of Applied Business Research. Jul/Aug, v. 28, n.4, p. 673-679.

SHOPPING ELDORADO (2015). . Disponí­vel em <http://www.shoppingeldorado.com.br/card/telhado-verde>; <http://www.shoppingeldorado.com.br/card/projeto-telhado-verde>; <http://www.shoppingeldorado.com.br/card/historia> Acesso em: 5 de maio.

TÔSTO, S.G. (2010). Sustentabilidade e valoração de serviços ecossistêmicos no espaço rural do municí­pio de Araras, SP. Tese de Doutorado. Instituto de Economia, UNICAMP, Campinas.

VEIGA, J. E. (2010). Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond.

YIN, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed.. Porto Alegre: Bookman.

ZYLBERSZTAJN, D.; LINS, C. (2010). Sustentabilidade e geração de valor: A transição para o século XXI. Rio de Janeiro: Elsevier.

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

FRANKLIN, M. A.; RIBEIRO, S. P.; GU, C. Z. W.; LEARDINI, G. P.; CAMPOS, B. de S.; GIMENEZ, G. de P.; MASCARENHAS, S. A. SUSTENTABILIDADE APLICADA A SERVIÇOS DE VAREJO: UM ESTUDO EMPÍRICO EM UM SHOPPING CENTER DE SÃO PAULO. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 8, n. 1, p. 72–93, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1354. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia