APRENDIZAGEM PARA A SUSTENTABILIDADE: O CASO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA CAIXA

Autores

  • Rosária Maria Ferreira da Silva Unoesc e Caixa.
  • Eliane Salete Filippim Unoesc Mestrado e Doutorado em Administração
  • Darlan José Roman Unoesc Mestrado e Doutorado em Administração

Resumo

Diante de um contexto com demandas contí­nuas por programas e ações sustentáveis, a educação assume lugar estratégico em qualquer polí­tica que vise à sustentabilidade. Esta temática foi analisada neste estudo, observando-se as possibilidades e desafios do uso da educação corporativa no planejamento e realização de eventos de aprendizagem voltados à educação para a sustentabilidade, com foco numa organização pública. Para efetivar a pesquisa, de cunho qualitativo, delimitou-se o estudo para a região da Superintendência da Caixa no Oeste de Santa Catarina, Brasil. Definiu-se como objetivo geral da pesquisa analisar a percepção dos empregados da Caixa sobre o tema sustentabilidade. Como procedimento metodológico, realizou-se estudo de caso único, de abordagem qualitativa, na Universidade CAIXA, com foco na Superintendência Oeste de Santa Catarina, tratando, sobretudo com dados gerados pela captura da percepção de empregados da CAIXA, usuários da Universidade Corporativa. Os dados foram obtidos por meio de múltiplas fontes: revisão bibliográfica, entrevistas, aplicação de questionário, análise de documentos e observação direta. Os resultados permitiram observar que a CAIXA tem na UC uma ferramenta para favorecer a formação de seus empregados. Sobre a percepção entorno da questão da sustentabilidade, os sujeitos de pesquisa demonstraram conhecer as diversas dimensões da sustentabilidade e suas inter-relações. Por outro lado também se apurou que este conceito mais integrativo não está completamente disseminado. 

Biografia do Autor

Rosária Maria Ferreira da Silva, Unoesc e Caixa.

Mestre em Administração

Eliane Salete Filippim, Unoesc Mestrado e Doutorado em Administração

Pós-doutora em Administração Pública e Governo na EAESP/FGV/SP (2009). Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atua como Professora e Pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) no Doutorado em Administração e no Mestrado Profissional em Administração. Sua pesquisa e produção técnica estão focadas em redes e cooperação interorganizacional, com ênfase para o campo da Administração pública, nos aspectos relacionados ao desenvolvimento regional e a gestão de pessoas. Membro da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e Lí­der de Tema da Divisão Acadêmica de APB da ANPAD no biênio 2015-2016. Editora-chefe da RACE.

Darlan José Roman, Unoesc Mestrado e Doutorado em Administração

Doutor em Administração

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Publicado

2018-09-03

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, R. M.; FILIPPIM, E. S.; ROMAN, D. J. APRENDIZAGEM PARA A SUSTENTABILIDADE: O CASO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA CAIXA. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 8, n. 3, p. 90–105, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1408. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia