RELAÇÃO DO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO COM A RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Responsabilidade Social Corporativa, Benefícios Sociais Internos, Benefícios Sociais Externos, Desempenho Econômico-Financeiro, Empresas Brasileiras.Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar a relação do desempenho econômico-financeiro com a Responsabilidade Social Corporativa das empresas brasileiras. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa. A população compreendeu 100 empresas que pertencem ao índice IBrX-100 da BM&FBovespa e a amostra foi composta por 13 empresas que apresentaram todos os dados necessários para a análise em todos os anos analisados, isto é, 2012 a 2014. Para a análise dos dados realizou-se a Análise de Componentes Principais e a Correlação Canônica. Os resultados revelaram que, quanto maior for o Tamanho da empresa e o Lucro por Ação, maiores serão os benefícios sociais internos com Encargos Sociais e Cultura e menores serão os benefícios com Alimentação, Auxílio Creche e Transporte. Além disso, quanto menor for o ROE, menores serão os benefícios sociais voltados a Alimentação, Auxílio Creche e Transporte e maiores serão os benefícios com Encargos Sociais e Cultura. Já no que diz respeito í s variáveis que compõem os benefícios sociais externos e sua relação com o desempenho econômico-financeiro, entende-se que, quanto maior for o ROA, maiores serão os benefícios com Educação nas empresas analisadas e menores serão os benefícios com Outros. Desta vez, quanto menor for o Lucro por Ação, menor serão os benefícios sociais externos, destinados aos Outros e maiores serão os gastos com Educação. Conclui-se que houve relação significativa entre a Responsabilidade Social Corporativa, composta pelos benefícios sociais internos, bem como, externos com o desempenho econômico-financeiro das empresas brasileiras analisadas.
Referências
Ahmed, S. U., Islam, Z. M., & Hasan, I. (2012). Corporate Social Responsibility and financial performance linkage: Evidence from the banking sector of Bangladesh. Journal of Organizational Management, 1(1), 14-21.
Allen, A. M., & Peloza, J. (2015). Someone to watch over me: The integration of privacy and Corporate Social Responsibility. Business Horizons, 58(6), 635-642.
Angelia, D., & Suryaningsih, R. (2015). The Effect of Environmental Performance And Corporate Social Responsibility Disclosure Towards Financial Performance (Case Study to Manufacture, Infrastructure, And Service Companies That Listed At Indonesia Stock Exchange). Procedia-Social and Behavioral Sciences, 211, 348-355.
Bakker, F. G. A. de., Groenewegen, P., & Hond, F. D. (2005). A bibliometric analysis of 30 years of research and theory on corporate social responsibility and corporate social performance. Business & Society, 44(3), 283-317.
BM&FBovespa. Bolsa de Valores de São Paulo. índice Brasil 100 - IBrX-100. Disponível em: <http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoIndice.aspx?Indice=IBRX&Idioma=pt-BR> Acesso em: 10 Abr. 2016.
Borba, P. da R. F. (2005). Relação entre desempenho social corporativo e desempenho financeiro de empresas no Brasil. 127 f. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo.
Brammer, S., & Millington, A. (2008). Does it pay to be different? An analysis of the relationship between corporate social and financial performance. Strategic Management Journal, 29(12), 1325-1343.
Carroll, A. B. (1999). Corporate social responsibility evolution of a definitional construct. Business & society, 38(3), 268-295.
Carroll, A. B. (2015). Corporate social responsibility: The centerpiece of competing and complementary frameworks. Organizational Dynamics, 44, 87-96.
Cegarra-Navarro, J.-G., Reverte, C., Gomez-Melero, E., & Wensley, A. K. P. (2016). Linking social and economic responsibilities with financial performance: The role of innovation. European Management Journal, p. 1-10.
Chen, L., Feldmann, A., & Tang, O. (2015). The relationship between disclosures of corporate social performance and financial performance: Evidences from GRI reports in manufacturing industry. International Journal of Production Economics, 170, 445-456.
Choi, J.-S., Kwak, Y.-M., & Choe, C. (2010). Corporate social responsibility and corporate financial performance: Evidence from Korea. Australian journal of management, 35(3), 291-311.
Crifo, P., Diaye, M.-A., & Pekovic, S. (2016). CSR related management practices and firm performance: An empirical analysis of the quantity–quality trade-off on French data. International Journal of Production Economics, 171, 405-416.
Erhemjamts, O., Li, Q., & Venkateswaran, A. (2013). Corporate social responsibility and its impact on firms"™ investment policy, organizational structure, and performance. Journal of Business Ethics, 118(2), 395-412.
Fávero, L. P., Belfiore, P., Silva, F. L. da, & Chan, B. L. (2009). Análise de Dados: modelagem multivariada para a tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier.
Garcia-Castro, R., Ariño, M. A., Canela, M. A. (2010). Does social performance really lead to financial performance? Accounting for endogeneity. Journal of Business Ethics, 92(1), 107-126.
Hair Jr., J. F., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W. (2005). Análise Multivariada de Dados. 5. ed. Trad. Adonai S.Sant"™Anna. e Anselmo Chaves Neto. Porto Alegre: Bookman.
Herremans, I. M., Akathaporn, P., & Mcinnes, M. (1993). An investigation of corporate social responsibility reputation and economic performance. Accounting, Organizations and Society, 18(7/8), 587-604.
Huang, X. (2015). "˜"˜Beryl"™"™; WATSON, Luke. Corporate social responsibility research in accounting. Journal of Accounting Literature, 34, 1-16.
Inoue, Y., & Lee, S. (2011). Effects of different dimensions of corporate social responsibility on corporate financial performance in tourism-related industries. Tourism Management, 32(4), 790-804.
Instituto Ethos. (2007). Guia para Elaboração de Balanço Social e Relatório de Sustentabilidade. São Paulo: Instituto Ethos.
Irigaray, H. A. R., Vergara, S. C., & Santos, M. C. F. (2013). Responsabilidade social corporativa: um duplo olhar sobre a Reduc. Revista de Administração Mackenzie, 14(6), Edição Especial, 82-111.
Jo, H., & Harjoto, M. A. (2011). Corporate governance and firm value: The impact of corporate social responsibility. Journal of Business Ethics, 103(3), 351-383.
Kadłubek, M. (2015). The Essence of Corporate Social Responsibility and the Performance of Selected Company. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 213, 509-515.
Kahreh, M. S., Babaniab, A., Tivec, M., & Mirmehdid, S. M. (2014). An examination to effects of Gender Differences on the Corporate Social Responsibility (CSR). Procedia-Social and Behavioral Sciences, 109, 664-668.
Kemper, J., Schilke, O., Reimann, M., Wang, X., & Brettel, M. (2013). Competition-motivated corporate social responsibility. Journal of Business Research, 66(10), 1954-1963.
Lee, S., Seo, K., & Sharma, A. (2013). Corporate Social Responsibility and firm performance in the airline industry: The moderating role of oil prices. Tourism Management, 38, 20-30.
Lee, S., Singal, M., & Kang, K. H. (2013). The corporate social responsibility–financial performance link in the US restaurant industry: Do economic conditions matter?. International Journal of Hospitality Management, 32, 2-10.
Lin, C.-H., Yang, H.-L., & Liou, D.-Y. (2009). The impact of Corporate Social Responsibility on Financial Performance: Evidence from business in Taiwan. Technology in Society, 31(1), 56-63.
Lindgreen, A., & Swaen, V. (2010). Corporate Social Responsibility. International Journal of Management Reviews, 12(1), 1-7.
Lisboa Neto, H. (2003). Organização das informações do Balanço Social em Instituição financeira como instrumento de gestão de sua Responsabilidade Social. 145 f. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina.
Madorran, C., & Garcia, T. (2016). Corporate Social Responsibility and Financial Performance: the Spanish Case. Revista de Administração de Empresas, 56(1), 20-28.
Madruga, S. R. (2014). Estágio de Maturidade da Responsabilidade Social Corporativa e o Desempenho Econômico-Financeiro: estudo em empresas Brasileiras. 184 f. 2014. Tese (Doutor em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo.
Madueño, J. H., Jorgea, M. L., Conesab, I. M., & Martínez-Martíneza, D. (2016). Relationship between Corporate Social Responsibility and competitive performance in Spanish SMEs: Empirical evidence from a stakeholders"™ perspective. Business Research Quarterly, 19, 55-72.
Mallin, C., Farag, H., & Ow-Yong, K. (2014). Corporate social responsibility and financial performance in Islamic banks. Journal of Economic Behavior & Organization, 103, 21-38.
Maroco, J. (2011). Análise estatística utilizando SPSS. 5ª ed. Lisboa: Silabo.
Moneva, J. M., & Ortas, Eduardo. (2010). Corporate environmental and financial performance: a multivariate approach. Industrial Management & Data Systems, 110(2), 193-210.
Mustafa, S. A., Othman, A. R., (2012). Perumal, S. Corporate social responsibility and company performance in the Malaysian context. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 65, 897-905.
Oliveira, J. A. de. (1984). Responsabilidade social em pequenas e médias empresas. Revista de Administração de Empresas, 24(4), 203-210.
Oliveira, M. C., Luca, M. M. M. de, Ponte, V. M. R., & Pontes Junior, J. É. (2009). Disclosure of social information by Brazilian companies according to United Nations indicators of corporate social responsibility. Revista Contabilidade & Finanças, 20(51), 116-132.
Orellano, V. I. F., & Quiota, S. (2011). Análise do Retorno dos Investimentos Socioambientais das Empresas Brasileiras. Revista de Administração de Empresas, 51(5), 471-484.
Parast, M. M., & Adams, S. G. (2012). Corporate Social Responsibility, benchmarking, and organizational performance in the petroleum industry: a quality management perspective. International Journal of Production Economics, 139(2), 447-458.
Pletsch, C. S., Silva, A. da, & Hein, N. (2015). Responsabilidade Social e Desempenho Econômico-Financeiro das Empresas Listadas no índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE. Revista de Gestão Social e Ambiental, 9(2), 53-69.
Rodriguez-Fernandez, M. (2015). Social Responsibility and Financial Performance: The role of good Corporate Governance. Business Research Quarterly, 19, 137-151.
Saeidi, S. P., Sofian, S., Saeidi, P., Saeidi, S. P., & Saaeidi, S. A. (2015). How does corporate social responsibility contribute to firm financial performance? The mediating role of competitive advantage, reputation, and customer satisfaction. Journal of Business Research, 68(2), 341-350.
Sayekti, Y. (2015). Strategic Corporate Social Responsibility (CSR), Company Financial Performance, and Earning Response Coefficient: Empirical Evidence On Indonesian Listed Companies. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 211, 411-420.
Scholtens, B. (2008). A note on the interaction between corporate social responsibility and financial performance. Ecological Economics, 68(1), 46-55.
Wahba, H., & Elsayed, K. (2015). The mediating effect of financial performance on the relationship between social responsibility and ownership structure. Future Business Journal, 1(1), 1-12.
Xiong, B., Lu, W., Skitmore, M., Chau, K. W., & Ye, M. (2016). Virtuous nexus between corporate social performance and financial performance: A study of construction enterprises in China. Journal of Cleaner Production, 1-11.
Youn, H., Hua, N., & Lee, S. (2015). Does size matter? Corporate Social Responsibility and firm performance in the restaurant industry. International Journal of Hospitality Management, 51, 127-134.
Zhu, Q., Liu, J., & Lai, K.-H. (2016). Corporate Social Responsibility practices and performance improvement among Chinese national state-owned enterprises. International Journal of Production Economics, 171, 417-426.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).