Governança corporativa: o caso da cooperativa Copacol

Autores

  • Franciane Bortoluzzi UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Edison Luiz Leismann UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jerry Adriani Johann UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Governança corporativa, Competitividade, Cooperativas, Sustentabilidade.

Resumo

As organizações buscam diversos mecanismos de gestão que proporcionem competitividade. Nesse contexto, a ação das cooperativas diante das exigências econômicas e sociais do mundo moderno requer a busca de modelos de gestão que possibilitem o ajuste da sua estrutura à realidade de mercado (Quelhas, 2013). Assim, o desenvolvimento de ações e boas práticas de governança corporativa produz resultados confiáveis e duradouros no sentido de obter sustentabilidade ao negócio (Eugênio, 2013). O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos colaboradores da Copacol quanto í s boas práticas da governança corporativa na cooperativa. Cooperativa é o foco da presente pesquisa. O estudo se justifica pela representatividade desta na participação da geração de riqueza e no cenário econômico e social brasileiro e mundial, bem como, por promover incentivos à permanência das pessoas e das famí­lias no setor primário, por meio do oferecimento de maior concorrência em relação í s demais modalidades societárias (Oro, Frozza & Eidt, 2008). A lacuna a ser preenchida é oriunda da literatura de governança corporativa aplicável em organizações cooperativas. O estudo é quantitativo descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários tipo escala Likert, nos meses de outubro e novembro/2015. Utilizou-se de estatí­stica descritiva, análise de distribuição de frequência, gráficos e tabelas relacionando variáveis da amostra. Os resultados apresentaram que os respondentes possuem total concordância quanto à cooperativa apresentar boas práticas de governança corporativa.

Biografia do Autor

Franciane Bortoluzzi, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda Profissional em Administração pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Administração de Empresas pela UNIPAR - Universidade Paranaense.

Edison Luiz Leismann, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Associado do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste. Pós Doutor em Administração pela UFPE-PE.

Jerry Adriani Johann, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente Adjunto da UNIOESTE do mestrado Profissional em Administração e mestrado em Ciências Contábeis. Doutor em Engenharia Agrí­cola pela UNICAMP.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

BORTOLUZZI, F.; LEISMANN, E. L.; JOHANN, J. A. Governança corporativa: o caso da cooperativa Copacol. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 3, p. 23–40, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/935. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia