Proposta de um desenho da cadeia reversa para resí­duos eletroeletrônicos

Autores

  • Reinaldo Alves de Sá Ferreira Júnior UEPA - Universidade do Estado do Pará
  • Stefanny Loren Silva Gemaque UNAMA - Universidade da Amazônia
  • André Cristiano Silva Melo UEPA - Universidade do Estado do Pará.
  • Vitor William Batista Martins UEPA - Universidade do Estado do Pará
  • Denilson Ricardo de Lucena Nunes UEPA - Universidade do Estado do Pará.

Palavras-chave:

Logí­stica Reversa, Polí­tica Nacional de Resí­duos Sólidos, Cadeias Reversas, Resí­duos de Equipamentos Eletroeletrônicos.

Resumo

Com o crescimento da demanda dos equipamentos eletroeletrônicos e de sua rápida obsolescência, gera-se grande volume de resí­duos, os quais possuem metais pesados altamente tóxicos, como o mercúrio, cobre, chumbo, arsênio, entre outros. A implantação da Logí­stica Reversa (LR) tem sido uma forma de gestão de grande sucesso, tanto no contexto internacional como nacional, e aliada a Politica Nacional de Resí­duos Sólidos (PNRS) tornou-se uma forma mais eficaz para o gerenciamento desses resí­duos. Este artigo teve como objetivo, a partir da revisão na literatura referente à LR, PNRS e REEE apresentar atores, atribuições e processos associados, propondo, desta forma, uma estrutura geral para a cadeia de suprimentos reversa de pós-consumo associada aos REEE. A principal contribuição do artigo é proposição de um desenho da cadeia reversa para resí­duos Eletroeletrônicos.

Biografia do Autor

Reinaldo Alves de Sá Ferreira Júnior, UEPA - Universidade do Estado do Pará

Discente de graduação em Engenharia de Produção.

Stefanny Loren Silva Gemaque, UNAMA - Universidade da Amazônia

Discente de graduação em Engenharia de Produção.

André Cristiano Silva Melo, UEPA - Universidade do Estado do Pará.

Professor Titular da área de Suprimentos e Coordenador dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do CCNT/UEPA. Engenheiro Mecânico pela UFPA, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Atualmente professor de disciplinas da área de logí­stica em cursos de graduação e pós-graduação da UEPA. Atuou, em Belém, como Coordenador do curso de graduação em Engenharia de Produção da Unama e como Coordenador na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e, no Rio de Janeiro, como Consultor pela Fundação COPPETEC em projetos junto í s empresas Bunge Alimentos - Divisão Santista e Furnas Centrais Elétricas S. A. Como Professor de Logí­stica, atuou na Unama (PA), UERJ (RJ), UGF/RJ e UFRJ. Atuou como instrutor de cursos de Logí­stica no PIEBT/UFPA, no E-MBSIG/UFRJ e em empresas, como Petrobrás e Schlumberger e prestou consultoria em Furnas Centrais Elétricas S. A.

Vitor William Batista Martins, UEPA - Universidade do Estado do Pará

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade da Amazônia (2010) e Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2013), na linha de pesquisa construção civil e materiais com ênfase em produção e gerenciamento. Campos de estudo e pesquisa: Aprendizagem Organizacional, Gerenciamento de Projetos, Lean Construction, Gestão da Qualidade e Logí­stica Aplicada í  Construção Civil. Atualmente, é Professor Assistente e Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Participa como pesquisador do grupo de Gestão de Sistemas Logí­sticos e de Sistemas Produtivos para o Desenvolvimento Regional do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia - CCNT / UEPA. Atuou como Coordenador Adjunto do Curso de Graduação em Engenharia de Produção (2013-2014) e Coordenador Administrativo do Campus VIII - UEPA Marabá (2014). É membro colaborador do corpo docente do Mestrado Profissional em Processos Construtivos e Saneamento Urbano do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - UFPA. Conselheiro Titular do CREA-Pa (2015-2017), compondo a Câmara Especializada de Engenharia Mecânica Metalúrgica Industrial, Comissão especial de Educação e Atribuição Profissional, Comissão especial de Estudos e Normas e membro da Diretoria no cargo de 2º Tesoureiro CREA-Pa.

Denilson Ricardo de Lucena Nunes, UEPA - Universidade do Estado do Pará.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade da Amazônia (1999) e mestrado em Engenharia Civil pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). É professor assistente II da Universidade do Estado do Pará no cusro de Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto e metálica. Atualmente está em fase de conclusão do doutorado em Engenharia Industrial na Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e modelagem de estoques.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

JÚNIOR, R. A. de S. F.; GEMAQUE, S. L. S.; MELO, A. C. S.; MARTINS, V. W. B.; NUNES, D. R. de L. Proposta de um desenho da cadeia reversa para resí­duos eletroeletrônicos. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 3, p. 123–145, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/934. Acesso em: 28 mar. 2024.