SUSTENTABILIDADE E DESEMPENHO NO TRATAMENTO DE RESÍDUOS NA ATIVIDADE SUINÍCOLA/ Sustainability and performance in the treatment of waste of the swine activity

Autores

  • Emilhani Mengatto Soerger Universidade de Taubaté (UNITAU), São Paulo
  • Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira Universidade de Taubaté (UNITAU), São Paulo
  • Marcela Barbosa de Moraes Universidade de Taubaté (UNITAU), São Paulo

Palavras-chave:

Gestão, Planejamento, Desenvolvimento, Sustentabilidade, Suinocultura, Biodigestores.

Resumo

A preocupação com as questões ambientais caminha para um consenso em torno da adesão a um novo estilo de desenvolvimento, promovendo a busca por um modelo de crescimento econômico que alie os resultados à preservação do meio ambiente. Nesse sentido, este estudo avalia o desempenho organizacional de uma Granja, dotada com o projeto de biossistema integrado, e compara os resultados obtidos com os de outra Granja, que utiliza o sistema convencional de tratamento de resí­duos. A análise é feita pelo Método para Avaliação de Indicadores de Sustentabilidade (M.A.I.S.), com a finalidade de identificar o desempenho e a sustentabilidade organizacional das Granjas. Considerados os objetivos propostos, esta pesquisa, multicaso, classifica-se como descritiva, com uma proposta de análise quantitativa do objeto de investigação. Os resultados do estudo demonstram que a Granja dotada da biossistema, foi classificada como sustentável, enquanto que a Granja convencional, está em busca da sustentabilidade. A partir desses resultados conclui-se que o biossistema integrada atinge os objetivos propostos em sua concepção inicial de maximização das variáveis do desenvolvimento sustentado.

Biografia do Autor

Emilhani Mengatto Soerger, Universidade de Taubaté (UNITAU), São Paulo

Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional

Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira, Universidade de Taubaté (UNITAU), São Paulo

Professor e Coordenador do programa Pós-Graduação em Administração da Universidade de Taubaté (UNITAU) (Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional)

Marcela Barbosa de Moraes, Universidade de Taubaté (UNITAU), São Paulo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Taubaté (UNITAU) (Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional)

Downloads

Publicado

2016-08-27

Como Citar

SOERGER, E. M.; OLIVEIRA, E. A. de A. Q.; MORAES, M. B. de. SUSTENTABILIDADE E DESEMPENHO NO TRATAMENTO DE RESÍDUOS NA ATIVIDADE SUINÍCOLA/ Sustainability and performance in the treatment of waste of the swine activity. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 2, p. 113–133, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/903. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia