Pranchas de surfe de diferentes materiais: uma análise da logí­stica reversa / Surfboards of different materials: a reverse logistics analysis

Autores

  • Matheus Moraes Zambon Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mônica Maria Mendes Luna Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucila Maria de Souza Campos Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Logí­stica reversa, Prancha de surfe, Canais reversos.

Resumo

Pesquisas recentes apontam que o número de praticantes de surf no mundo gira em torno de 35 milhões, sendo mais de 3 milhões de praticantes no Brasil. O estilo de vida adotado por esse grupo está muito associado à natureza, mas guarda certa contradição, tendo em vista que os materiais utilizados na fabricação de pranchas são, em geral, tóxicos e de difí­cil reaproveitamento. O presente estudo trata da logí­stica reversa de pranchas de surfe de três diferentes materiais, caracterizando a cadeia de produção, identificando os resí­duos gerados ao longo do processo de fabricação e no pós-uso e iniciativas de reaproveitamento de resí­duos no Brasil e em outros paí­ses. A coleta de dados foi realizada por meio de visitas a fabricantes de pranchas da Grande Florianópolis e entrevistas com fabricantes de outras localidades. Dentre os resultados do estudo, pode-se destacar que os canais de reuso são semelhantes para as pranchas dos três tipos de material e os resí­duos das pranchas de poliuretano – prancha com maior participação no mercado – não são reutilizados na mesma indústria, ao contrário do que ocorre com os resí­duos das pranchas de EPS.

 Palavras-chave: Logí­stica reversa; Prancha de surfe; Canais reversos.

Biografia do Autor

Matheus Moraes Zambon, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Engenharia de Produção - Núcleo de Redes e Suprimentos

Mônica Maria Mendes Luna, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Engenharia de Produção - Núcleo de Redes e Suprimentos

Lucila Maria de Souza Campos, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Engenharia de Produção - Laboratório de Gestão e Avaliação Ambiental

Downloads

Publicado

2016-04-25

Como Citar

ZAMBON, M. M.; LUNA, M. M. M.; CAMPOS, L. M. de S. Pranchas de surfe de diferentes materiais: uma análise da logí­stica reversa / Surfboards of different materials: a reverse logistics analysis. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 1, p. 139–155, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/842. Acesso em: 29 mar. 2024.