Avaliação do grau de evidenciação dos impactos ambientais em relatórios de sustentabilidade e relatórios anuais de empresas brasileiras / Disclosure level assessment of environmental impacts on reports of sustainability and annual reports of brazilian

Autores

  • Larissa Degenhart Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Fabricia Silva da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Nelson Hein Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Mara Vogt Universidade Regional de Blumenau - FURB

Palavras-chave:

Evidenciação ambiental, Teoria da divulgação, Empresas brasileiras.

Resumo

Este estudo objetivou avaliar o grau de evidenciação dos impactos ambientais nos Relatórios de Sustentabilidade e Relatórios Anuais das empresas brasileiras listadas no IBrX-100 da BM&FBovespa. Realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa a partir de análise documental com uma amostra de 97 empresas pertencentes ao í­ndice IBrX-100 da BM&FBovespa para os anos de 2010 a 2013. Nos Relatórios de Sustentabilidade (RS) e Relatórios Anuais (RA) foram coletadas informações sobre cinco aspectos ambientais: emissões, efluentes lí­quidos, resí­duos, produtos/serviço e transportes, utilizados para mensurar o grau de evidenciação dos impactos ambientais, por meio do método da entropia e TOPSIS. Os resultados revelaram por meio da entropia, que a maioria das empresas divulgaram informações descritivas, quantitativas e monetárias sobre os aspectos analisados. Além disso, o aspecto sobre emissões apresentou a maior influência na evidenciação dos impactos ambientais, seguido dos resí­duos, produtos/serviços, efluentes e transporte. A elaboração dos rankings por meio do TOPSIS permitiu verificar que a empresa que se destacou no ranking foi a Ecorodovias, seguida da empresa Duratex, visto que apresentaram ótimas posições no que tange a evidenciação ambiental. Conclui-se com o ranking que houve uma evolução da evidenciação ambiental no perí­odo analisado, pois no ano de 2010 (45%) das empresas possuí­am grau de evidenciação bom (20%) em 2012 e no ano de 2013 passaram para posições melhores (25%). Assim, é importante que as empresas divulguem informações ambientais nos RS e RA, visto que obterão benefí­cios (Financeiros), como também a sociedade (Qualidade de vida) e meio ambiente (Preservação ambiental).

 Palavras-chave: Evidenciação ambiental; Teoria da divulgação; Empresas brasileiras.

 

Biografia do Autor

Larissa Degenhart, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduação em Ciências Contábeis pela FAI Faculdades de Itapiranga - SC

Mestranda em em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - SC

Fabricia Silva da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Pós-doutorado em Contabilidade, Doutora e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutorado Sanduí­che em Contabilidade pela Universidad de Valéncia na Espanha.

Nelson Hein, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestrado e Doutorado (1998) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Pós-Doutorado pelo IMPA - Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e, pela Anderson School of Management da Universidade do Novo México (EUA).

Professor do Departamento de Matemática da Universidade Regional de Blumenau. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau.

Mara Vogt, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduação em Ciências Contábeis pela FAI Faculdades de Itapiranga - SC

Mestranda em em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - SC

Downloads

Publicado

2016-04-25

Como Citar

DEGENHART, L.; ROSA, F. S. da; HEIN, N.; VOGT, M. Avaliação do grau de evidenciação dos impactos ambientais em relatórios de sustentabilidade e relatórios anuais de empresas brasileiras / Disclosure level assessment of environmental impacts on reports of sustainability and annual reports of brazilian. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 1, p. 81–103, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/667. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia