Sustentabilidade e participação social cooperativa de agricultores familiares no agreste da Paraí­ba / Sustainability and social participation cooperative family farmers in the arid zone of Paraí­ba

Autores

  • Jaqueline Guimarães Santos Universidade Federal de Pernambuco.
  • Gesinaldo Ataí­de Cândido Universidade Federal de Campina Grande.

Palavras-chave:

Cooperativismo, Agricultores familiares, Polí­ticas públicas.

Resumo

O cooperativismo é um modelo de economia solidária que procura maximizar o predomí­nio do fator trabalho sobre o fator capital, esta pode ser composta por associados, produtores autônomos ou produtores que formam unidades produtivas comuns (Oliveira 2007). Na agricultura o papel do associativismo apresenta relevância, haja vista a dificuldade que o agricultor tem para a execução de suas atividades. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é analisar como a formação de associação cooperativa fortaleceu os agricultores familiares do Agreste da Paraí­ba. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas junto aos agricultores e complementadas com a análise de dados secundários e da observação não participante. Os principais resultados apontam que a formação da Associação de Desenvolvimento Econômico, Social e Comunitário (ADESC) dos produtores rurais do Municí­pio de Lagoa Seca, PB fortaleceu estes, de modo que a associação apresenta resultados positivos e foi incluí­da no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Biografia do Autor

Jaqueline Guimarães Santos, Universidade Federal de Pernambuco.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, participa como pesquisadora do Grupo de Estudo em Gestão, Inovação e Tecnologia (GEGIT) na UFCG e participou do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Sustentabilidade (GIPES) na UFPE, cadastrados no diretório de grupos de pesquisa do Cnpq. Atua na linha de pesquisa sobre Desenvolvimento Sustentável, com ênfase em Indicadores de Sustentabilidade, Turismo Sustentável, Governança, Consumo Sustentável e Responsabilidade Socioambiental Empresarial . Atualmente é professora substituta na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru - FAFICA, além de tutora no Curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB). Autora e Co-Autora de artigos apresentados e publicados em anais de eventos e periódicos nacionais e internacionais, além de atuar como avaliadora de artigos cientí­ficos.

Gesinaldo Ataí­de Cândido, Universidade Federal de Campina Grande.

Professor Titular em Administração Geral da UFCG, Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraí­ba (1995) atuando no cursos de graduação em Administração e Engenharia de Produção da UFCG. Professor permanente junto ao Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais. Lí­der do GEGIT (Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia), cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Avaliador de vários periódicos cientí­ficos e referee em vários eventos cientí­ficos. É autor de vários artigos publicados em periódicos e apresentados em eventos. Atualmente coordena três projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento. Seus atuais temas de pesquisa e linhas de pesquisa de interesse, envolvem: Competitividade Sistêmica e Desenvolvimento Local, Consumo e Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável e Sistemas de Indicadores de Sustentabilidade, Gestão de Recursos Naturais, Inovação Tecnológica, Tecnologias Sociais.

Referências

Abramovay, R. (2000). O capital social dos territórios: repensando o desenvolvimento rural. Revista Economia Aplicada, 4(2), abr./jun., 273-289.

Arretche, M. (2003). Dossiê agenda de pesquisa em polí­ticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 18(51), fevereiro, 20-109.

Baiardi, A. (2009). Formas de agricultura familiar, í luz dos imperativos de desenvolvimento sustentável e de inserção no mercado internacional. Anais do Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. Foz do Iguaçu. PR, Brasil, 37.

Baquero, M. (2001). Capital social e exclusão. Alcances e limites do capital social na construção democrática. In Keil, I. M. (Org.). Reinventando a sociedade na América Latina: cultura polí­tica, gênero exclusão e capital social. Porto Alegre: UFRGS, p. 19-49.

Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. Lisboa/Portugal: Edições 70/LDA.

Britto, J. (2002). Diversificação, competências e coerência produtiva. In: Kupfer, D., & Hasenclever, L. (Orgs.). Economia industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil (3ª reimpressão). Rio de Janeiro: Elsevier, 307-343.

Cavalcanti, M. (2006). Gestão Social, estratégias e parcerias – redescobrindo a essência da administração brasileira de comunidades para o terceiro setor. São Paulo: Saraiva.

Caporal, F. R., & Costabeber, J. A. (2004). Extensão rural e agroecologia. Brasí­lia-DF: MDA/SAF/DATER-IICA.

Creswell, J. W. (2010). Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto (3ª ed., Trad. Magda Lopes; consultoria, supervisão e revisão técnica: Dirceu da Silva). Porto Alegre: Artmed.

Diaz, B., Martel, D., & Rojas, J. J. (2007). Modelos de intercooperación para lãs Américas. Revista UNIRCOOP. Recuperado em 15 de junho, 2012 de www.unircoop.org.br.

Domiciano, C. S. (2007). O cooperativismo como estratégia de participação social de Agricultores familiares. Estudos, Goiânia, 34(9/10), 803-820.

Flick, U. (2009). Introdução í pesquisa qualitativa (3ª ed.). Porto Alegre: Bookman/Artmed.

Guanziroli, C. E. (2011). Perfil da agricultura familiar no Brasil: dossiê estatí­stico. Brasí­lia: INCRA/FAO,Recuperado em 28 julho, 2012 de www.incra.gov.br.

Grisa, C. (2012). Polí­ticas públicas para a Agricultura Familiar no Brasil: produção e institucionalização das ideias. Tese de doutorado em Ciências Sociais Em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Lamarche, H. (2007). A agricultura familiar: comparação internacional. Campinas:Unicamp.

Ministério do Desenvolvimento Agrário. (2012). Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Recuperado em 23 de maio, 2012 de http://portal.mda.gov.br/portal/saf/programas/pronaf.

Ministério do Desenvolvimento Agrário. (2011a). Programa de Aquisição de Alimentos. Recuperado em 29 maio, 2012 de http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/alimentoseabastecimento/paa.

Ministério do Desenvolvimento Agrário. (2011b). Arquivos PRONAF. Recuperado em 23 de maio, 2012 de http://portal.mda.gov.br/portal/saf/programas/pronaf/13630300.

Moreira, M. A., Adami, M., & Rudorff, B. F. T. (2004). Análise Espectral e Temporal da Cultura do Café em imagens Landsat. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasí­lia, 39, 223-231.

Nazzari, R. K. (2003). Capital social, cultura e socialização polí­tica: a juventude brasileira. Tese de Doutorado em Ciência Polí­tica.Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.

Nazzari, R. K., Caminati, J. G. O., Antunes, E. R., Silva, D. A. C., Teodoro, P. A. V. B., & Raizel T. (2004). Desenvolvimento Sustentável e Capital Social: Confiança, Cooperação e Participação Polí­tica no Paraná. Anais do Seminário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Cascavel, PR, Brasil, 3.

Nazzari, R. K., Miyazaki, J., & Bordin, I. (2008) Agricultura Familiar e Sustentabilidade: os Estoques de Capital Social no Oeste do Paraná. Recuperado em 23 de outubro, 2013, de http://www.unifae.br/publicacoes/pdf/iiseminario/pdf_praticas/praticas_24.pdf.

Oliveira, A. F. S. (2007). A Sustentabilidade da Agricultura Orgânica Familiar dos Produtores Associados í Associação dos Produtores Orgânicos da Ibiapaba-CE. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

Pimenta, S. M., Saraiva, L. A. S., & Corrêa, M. L. (2006). Terceiro Setor – dilemas e polêmicas. São Paulo: Saraiva.

Prefeitura Municipal de Lagoa Seca. (2010). Secretaria de agricultura. Recuperado em 05 de Maio, 2010, de http://www.lagoaseca.pb.gov.br/noticias/agricultura.html.

Putmam, R. D. (2002). Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna (3ª ed.). Rio de Janeiro: FGV.

Santos, A. D., Gama, A. N. C. F., Faria, A. A., Souza, J. A., Melo, L. R., Ochaves, M. B. F., & Neto, P. S. F. (2005). Metodologias participativas: caminhos para o fortalecimento de espaços públicos socioambientais. São Paulo: IEB.

Santos, J. G. (2010). A Sustentabilidade da Agricultura Orgânica Familiar dos Produtores Vinculados a Associação de Desenvolvimento Econômico, Social e Comunitário de Lagoa Seca – PB. Monografia de Conclusão de Graduação em Administração. Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, PB, Brasil.

Santos, J. G., & Cândido, G. A. (2013). Sustentabilidade e Agricultura Familiar: um estudo de caso em uma Associação de Agricultores Rurais. Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA, São Paulo, 7(1), jan./abr., 69-85.

Sevilla Guzmán, E. (1999). Ética ambiental y Agroecologí­a: elementos para uma estratégia de sustentabilidad contra el neoliberalismo y La globalización econômica. Córdoba/España: ISECETSIAM/Universidad de Córdoba.

Sperry, S., Carvalho J. C. H. T., & Mercoiret, J. (2003). Ações coletivas praticadas pelos produtores rurais. Brasilia-DF: Embrapa.

Shirmann, G. S., Rosar, D. B., & Pereira, A. A. A. (2007). O programa de aquisição de Alimentos (PAA) como estratégia de promoção da agricultura familiar. Revista Brasileira de Agroecologia.2(out.), 56 – 78.

Schneider, S. (2003). A pluriatividade na agricultura familiar. Porto Alegre: Ed. da UFRGS.

Vasconcelos, M. A. M. (2008). Assessoria técnica e estratégias de agricultores familiares na perspectiva da transição agroecológica: uma análise a partir do Pólo Rio Capim do Programa Proambiente no Nordeste Paraense. Dissertação de Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável. Universidade Federal do Pará/EMBRAPA (Amazônia Oriental), Belém, PA, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-05-14

Como Citar

SANTOS, J. G.; CÂNDIDO, G. A. Sustentabilidade e participação social cooperativa de agricultores familiares no agreste da Paraí­ba / Sustainability and social participation cooperative family farmers in the arid zone of Paraí­ba. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 4, n. 2, p. 47–63, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/278. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia