O segmento de mercado de baixa renda / The low-income segment

Autores

  • Marcelo Esteves Alves Universidade de São Paulo
  • Daielly Melina Nassif Mantovani Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Maria Aparecida Gouvêa Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Segmentação, Mercado consumidor, População de baixa renda, Marketing

Resumo

Este trabalho foi realizado com o objetivo de caracterização do segmento de baixa renda e a sua segmentação em subgrupos mais homogêneos internamente e heterogêneos entre si. Foram focalizadas quatro regiões da Grande São Paulo (Montanhão, em São Bernardo do Campo, Serraria, em Diadema, Cidade Tiradentes e Capão Redondo, em São Paulo). Analisou-se uma amostra de 929 domicí­lios das classes econômicas C e D. Os perfis da amostra apresentaram diferenças nas quatro áreas pesquisadas. Realizou-se uma segmentação comportamental com enfoque em relevantes variáveis sobre gastos das famí­lias de baixa renda: alimentação, higiene e limpeza, habitação, e saúde. Estas informações poderão orientar as empresas empenhadas em ter acesso a subgrupos de interesse por meio de ofertas diferenciadas de produtos e serviços para estes segmentos.

Biografia do Autor

Marcelo Esteves Alves, Universidade de São Paulo

Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo

Daielly Melina Nassif Mantovani, Faculdades Metropolitanas Unidas

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo

Maria Aparecida Gouvêa, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2013-12-15

Como Citar

ALVES, M. E.; MANTOVANI, D. M. N.; GOUVÊA, M. A. O segmento de mercado de baixa renda / The low-income segment. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 3, n. 3, p. 04–28, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/199. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia