As informações dos rótulos influenciam a escolha de produtos sustentáveis? Um estudo sobre comportamento de compra entre os jovens universitários

SAMARA DA SILVA HEADLEY

Resumo


O objetivo desse estudo é verificar se os rótulos que contém informações de preservação ambiental influenciam a escolha de consumo dos jovens universitários. O assunto ganha relevância ao verificar que há vários fronts liderados pelas empresas e organismos internacionais que juntos procuram convergir esforços para aprimorar a rotulagem e assim, conferir mais segurança a produtores e compradores. Para viabilizar o trabalho optamos pelo método quantitativo, suportado por um instrumento de coleta de dados estruturado, aplicado aos universitários da área de ciências sociais. Os resultados demonstraram que produtos considerados “verdes” pouco tem estimulado jovens consumidores. Além disso, eles mostraram poucos predispostos a mudar os hábitos de consumo e comprar produtos rotulados como verde. A partir desse estudo, sugere-se que as empresas fornecedoras, governos e órgão certificadores se mobilizem para comunicar o valor gerado na cadeia sustentável. Espera-se que a construção desse artigo sirva como ponto de partida para o amadurecimento do assunto e possa subsidiar futuras discussões sobre o assunto.


Palavras-chave


Estratégia, rotulagem, apelo, ambiental e comportamento

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