SUSTENTABILIDADE DOS AGRICULTORES FAMILIARES DA ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES DA REGIÃO DO ALTO SANT"™ANA DE SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS, MATO GROSSO

Autores

  • Junior Miranda Scheuer Universidad de la República, Uruguai
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ronaldo José Neves Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Rural, Desenvolvimento Sustentável, índices e Indicadores, Agroecologia, Polí­ticas Públicas.

Resumo

Objetivou-se nesta pesquisa avaliar o ní­vel de sustentabilidade da agricultura familiar dos agricultores participantes da Associação dos Pequenos Produtores da Região do Alto Sant"™Ana no municí­pio de São José dos Quatro Marcos, Mato Grosso. O procedimento metodológico utilizado foi a entrevista semiestruturada contemplando os aspectos ambiental, capital social e humano, econômico e social, organização familiar e polí­tico-institucional. Para tanto, desenvolveu-se o Índice de Sustentabilidade Agrí­cola Familiar com o fito de avaliar a sustentabilidade. Os resultados obtidos por meio dos í­ndices/indicadores apontaram para uma sustentabilidade comprometida devido, principalmente, a carência de assistência técnica, transferência de tecnologias, formação escolar, capacitação rural, etc., embora apresentaram variáveis que potencializaram a sustentabilidade. Desta forma, concluiu-se que o resultado não é oriundo somente da ruralidade, mas sim de quem a financia, monetariamente ou politicamente, cabendo í s esferas governamentais repensarem seus planejamentos e contemplar ações que visam o desenvolvimento rural sustentável.

Biografia do Autor

Junior Miranda Scheuer, Universidad de la República, Uruguai

Doutorando em Ciências Agrárias - Universidad de la República, Udelar, campus de Montevidéu, Uruguai. Mestre em Ambiente e Sistemas de Produção Agrí­cola - Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, campus de Tangará da Serra/MT. Especialista em Docência para a Educação Profissional - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac Porto Alegre/RS. Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável - Centro Universitário Uninter, Curitiba/PR. Graduado em Tecnologia em Produção Sucroalcooleira - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Uri, campus de São Luiz Gonzaga/RS. Expertise em desenvolvimento rural, territorial e sustentável, polí­ticas públicas, agricultura familiar, gestão socioambiental e educação profissionalizante. Atualmente é assistente de professor na Facultad de Agronomia da Universidad de la República, Montevidéu/Uruguai e possui bolsa de doutorado na Comisión Académica de Posgrado.

Sandra Mara Alves da Silva Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui licenciatura plena e bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) na área de concentração Planejamento Ambiental e doutorado em Ciências (Geografia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) na área de concentração Gestão e Planejamento Ambiental. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, lotada no Campus Jane Vanini, na cidade de Cáceres/MT e docente permanente nos Programas de pós-graduação stricto sensu em Ambiente e Sistemas de Produção Agrí­cola e Geografia, ambos da UNEMAT, sediados respectivamente nos Campi de Tangará da Serra e Cáceres. Atua principalmente nos seguintes temas: Geotecnologias aplicadas a detecção de mudanças na cobertura vegetal e uso da terra, Planejamento Ambiental e Paisagem.

Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado e doutorado em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002 e 2007). Atualmente é professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso e docente permanente dos Programas de pós-graduação stricto sensu em Ambiente e Sistemas de Produção Agrí­cola e Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso. Possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015-2016). É coordenadora de projeto de pesquisa financiado pela FAPEMAT. É membro de projetos de extensão financiado pelo MEC e pelo MDA. É membro de projeto FINEP estruturante. É consultor ad hoc dos periódicos IEEE Transactions on Neural Networks and Learning Systems, IEEE Geoscience and Remote Sensing Letters (Print), IEEE Transactions on Neural Networks, International Journal of Applied Earth Observation and Geoinformation, Environmental Earth Sciences, ISPRS International Journal of Geo-Information, Boletim de Ciências Geodésicas e da revista Geografia (Rio Claro). Atua principalmente nos seguintes temas: Geotecnologias aplicadas aos estudos ambientais, Sensoriamento Remoto, Análise de imagem e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências e Matemática.

Ronaldo José Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso

In memoriam.

Concluiu sua graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 1993, o mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá em 2002 e o doutorado em Ciências (Geografia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2008. Era professor adjunto (Doutor) no curso de graduação em Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT - Campus Cáceres), e nos Programas de Pós-graduação stricto sensu em Ambiente e Sistemas de Produção Agrí­cola (Campus de Tangará da Serra) e Geografia (Campus Cáceres). Possuí­a experiência na área de Geografia e Interdisciplinar. Atuava nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Cartografia para escolares e Geotecnologias aplicada aos estudos geográficos e interdisciplinares. Embora o professor tenha falecido em março de 2016 há produções em que contribuiu aguardando publicação e por esse motivo somente esse item de seu currí­culo será atualizado, em sinal de respeito a sua atuação profissional.

Downloads

Publicado

2018-09-03

Como Citar

MIRANDA SCHEUER, J.; ALVES DA SILVA NEVES, S. M.; DOS SANTOS GALVANIN, E. A.; NEVES, R. J. SUSTENTABILIDADE DOS AGRICULTORES FAMILIARES DA ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES DA REGIÃO DO ALTO SANT"™ANA DE SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS, MATO GROSSO. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 8, n. 3, p. 122–141, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1467. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Ciências Sociais