ESTRATÉGIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NO SETOR BANCÁRIO: ANÁLISE DA ATUAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DO BRADESCO E ITAÚ UNIBANCO

Camila Cestone Olher, Mary Fernanda de Sousa de Melo, Roberta Souza, Willerson Lucas Campos-Silva

Resumo


Apesar dos impactos sociais e ambientais do setor de serviços, em especial o setor financeiro, não serem tão relevantes quando comparados com outros setores produtivos, com a incorporação de indicadores sociais e ambientais nos negócios, o setor bancário passou a ter um alto potencial para influenciar transformações na sociedade, em especial por conceder credibilidade e reputação aos agentes do setor. Diante de tal relevância a presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de responsabilidade social corporativa dos bancos Bradesco e Itaú Unibanco e enquadrá-las de acordo com a abordagem estratégica proposta por Porter e Kramer (2006). Atinge-se tal objetivo por meio de uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica. Como principais resultados obtém-se a elaboração de uma tabela com a síntese das principais práticas realizadas pelos bancos e a caracterização desses como tendo uma abordagem predominantemente estratégica ao tratar das questões referentes à responsabilidade social corporativa.


Palavras-chave


estratégia; responsabilidade social corporativa; setor bancário; stakeholder.

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Revista Metropolitana de Sustentabilidade - ISSN  2318-3233


 

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