NA TRILHA DO PAMPA: UM JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DO PAMPA GAÚCHO

Autores

  • Fernanda de Lima Pinheiro Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Murilo Ricardo Sigal Carriço Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Mateus Cristofari Gayer Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Ailton Jesus Dinardi Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Jogos Didáticos, Bioma Pampa, Rio Uruguai.

Resumo

Esse trabalho trata-se da criação de um jogo didático como proposta de ensino de Educação Ambiental no contexto do Bioma Pampa. Tal jogo foi criado como forma de simplificar o ensino em Educação Ambiental. Os Jogos didáticos estão sendo cada vez mais usados e, quando em equilí­brio, podem divertir e ensinar alunos de qualquer faixa etária. O jogo foi criado para ser aplicado em diferentes idades, podendo ser trabalhado do ensino fundamental ao ensino superior. É um jogo simples e de baixo custo. Possui perguntas simples e de fácil resolução que ajudarão os alunos a fixar o conteúdo estudado. O objetivo central deste trabalho foi construir um jogo para ser aplicado em uma turma de ensino fundamental, analisar a aplicação e refletir sobre a mesma, e buscar contribuições com os próprios alunos, buscando saber se a utilização de um jogo didático motiva e mobiliza os alunos para a construção do seu próprio conhecimento acerca da Educação Ambiental, Bioma Pampa e Rio Uruguai, ambos presentes em seu contexto regional. Instigar os alunos a conhecer suas raí­zes e locais onde vivem, são partes fundamentais do processo de ensino e aprendizagem. Quando proporcionamos espaços como esse, trazemos o aluno para o lugar de sujeito do seu conhecimento, deixando de ser um mero objeto de um plano de aula tradicional.

Biografia do Autor

Fernanda de Lima Pinheiro, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Acadêmica do 9º semestre de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í  Docência (PIBID) da  UNIPAMPA do subprojeto Ciências da Natureza no subgrupo de Biologia da Escola Marechal Cândido Rondon. Membra do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI) registrado no SIPPEE/UNIPAMPA sob o número 10.025.16.

Murilo Ricardo Sigal Carriço, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Cursando Licenciatura em Ciências da Natureza (2013). Bolsista Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (CAPES) no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID) (2014). Voluntário no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas de Ensino (GIPPE) (2014).

Mateus Cristofari Gayer, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Acadêmico de Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) (2013), membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas de Ensino (GIPPE) (2014), membro do Laboratório de Estudos em Fí­sico-Quí­mica e Produtos Naturais (LEFQPN).

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Foi professor e Coordenador Pedagógico da Educação Básica (Escola Pública e Particular) de 1992 a 2014. Professor de Ensino Superior e Coordenador dos Cursos de Tecnologia em Bioenergia e Tecnologia em Gestão Ambiental na FACOL - Faculdade Orí­genes Lessa (Lençóis Paulista-SP), entre os anos de 2007 a 2013,ministrando as disciplinas de Educação Ambiental, Gerenciamento Ambiental e Silvicultura. Assumiu em agosto de 2014 o cargo de professor da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS ministrando as disciplinas de Hereditariedade e Variabilidade da Vida, Diversidade Vegetal I e II, Educação Ambiental e Bioética. Desde de fevereiro de 2015 ocupa o cargo de Coordenador Substituto do Curso de Ciências da Natureza.

Referências

ABíLIO, F. J. P.; FLORENTINO, H. S.; RUFFO, T. L. M. Educação Ambiental no Bioma Caatinga: formação continuada de professores de escolas públicas de São João do Cariri, Paraí­ba. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 5, n. 1. p. 171-193, 2010.

BILENCA, D. e MIÑARRO, F. Identificación de áreas valiosas de pastizal (APVs) en las Pampas y Campos de Argentina, Uruguay y sur de Brasil. Fundación Vida Silvestre Argentina. Buenos Aires. 2008.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasí­lia: MEC/SEB, 2006. 135 p.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasí­lia: MEC/SEF 1998 (1997): 2000.

BROUGÈRE, G. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação. vol.24, n.2, São Paulo, 1998.

CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELICIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino, p.35-48, 2003.

CUNHA, M.B. Jogos no Ensino de Quí­mica: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Quí­mica Nova na Escola. Vol. 34, N° 2, p. 92-98, 2012. Disponí­vel em: <http://www.qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf>. Acesso em dez. de 2016.

DEVELEY, P. F.; SETUBAL, R. B.; DIAS, R. A.; BENCKE, G. A. Conservação das aves e da biodiversidade no bioma Pampa aliada a sistemas de produção animal. Revista Brasileira de Ornitologia, v. 16. n. 4. p. 308-315. 2008.

DIAS, G. F. Um grande desafio: dimensões humanas das alterações globais. Educação Ambiental: princí­pios e práticas. São Paulo. p.243-254. 2003.

HASENACK, H.; CORDEIRO, J.L.P. & COSTA, B.S.C. 2007. Cobertura vegetal atual do Rio Grande do Sul. In: DALL"™AGNOL, M.; NABINGER, C.; SANT"™ANNA, D.M. & SANTOS, R.J. II Simpósio de Forrageiras e Produção Animal. Depto. Forrageiras e Agrometeorologia/UFRGS, Porto Alegre. Pp. 15-21.

IBGE. Censo agropecuário 1995-1996. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. 2006.

KISHIMOTO, T.M. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira. 1998.

LORIAUX, M. Populations et développements: une approche globale et systémique. Louvain-la Neuve/Paris: Academia-Bruylant/L"™Harmattan, p. 199-230, 1999.

MANZANO, M. A.; DINIZ, R. E. S. A temática ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental: concepções reveladas no discurso de professoras sobre sua prática. Pesquisas em Ensino de Ciências: contribuições para a formação de professores. Escrituras. São Paulo. 2004.

MEDEIROS, A. B. et al. A Importância da Educação Ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, 2011. Disponí­vel em: <http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/a-importancia-da-educacao-ambiental-na-escola-nas-series-iniciais.pdf>. Acesso em nov. de 2016.

MENEZES, L. C. Caracterí­sticas convergentes no ensino de ciências nos paí­ses ibero-americanos e na formação de seus professores. NUPES. p.45-58. Campinas. 2001.

MMA. Biodiversidade brasileira –avaliação e identificação de áreas e ações prioritárias para conservação, utilização sustentável e repartição de benefí­cios da biodiversidade brasileira. MMA/SBF. Brasí­lia. 2002.

OVERBECK, G. E.; MÜLLER, S. C.; FIDELIS, A.; PFADENHAUER, J.; PILLAR, V. D.; BLANCO, C. C.; BOLDRINI, I. I.; BOTH, R. e FORNECK, E. D. Brazil"™s neglected biome: The South Brazilian Campos. Perspectives in Plant Ecology, Evolution and Systematics. p. 101 116. 2007.

PATRIARCHA-GRACIOLLI, S. R.; ZANON, A. M.; DE SOUZA, P. R.. Jogo dos predadores: uma proposta lúdica para favorecer a aprendizagem em ensino de ciências e Educação Ambiental. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 20, 2013.

PEDROSO, C. V. Jogos Didáticos no ensino de Biologia: Uma proposta metodológica baseada em módulo didático. IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. PUCRS, 2009.

PESSANO, E. F. C., et al. Percepções socioambientais de estudantes concluintes do ensino fundamental sobre o rio Uruguai. Revista Ciências & Ideias. ISSN: 2176-1477 4.2 (2014): 61-84.

RESSURREIÇíO, S. B. Coração de Professor: O (des) encanto do trabalho sob uma visão sócio-histórica e lúdica. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Salvador. 2005.

SANTOS, T.; TREVISAN, R. Eucaliptos versus bioma Pampa: compreendendo as diferenças entre lavouras de arbóreas e o campo nativo. Lavouras de Destruição: a (im) posição do consenso. p. 299-332, 2009.

UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação, Brasí­lia, Brasil, 2005.

ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Quí­mico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, 2008, Vol. 13. Disponí­vel em: <http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v13/cec_v13-1_m318239.pdf>. Acesso em nov. de 2016.

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

PINHEIRO, F. de L.; CARRIÇO, M. R. S.; GAYER, M. C.; DINARDI, A. J. NA TRILHA DO PAMPA: UM JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DO PAMPA GAÚCHO. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 8, n. 1, p. 132–142, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1380. Acesso em: 18 abr. 2024.