Responsabilidade Social Corporativa, Reclamações e Retorno Sobre o Patrimônio Lí­quido: estudo em bancos atuantes no Brasil no segundo semestre de 2014

Autores

  • Natália Sarellas Martins Universidade de Brasí­lia (UnB)
  • Carlos André de Melo Alves Universidade de Brasí­lia (UnB)

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, Retorno sobre o Patrimônio Lí­quido, Reclamações, Bancos.

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi investigar a associação entre o í­ndice de reclamações e o retorno sobre o patrimônio lí­quido (RSPL) de bancos atuantes no Brasil, no segundo semestre de 2014. Tratou-se de um estudo descritivo e correlacional, com abordagem quantitativa. O referencial teórico apresentou as reclamações, a partir da perspectiva da responsabilidade social corporativa (RSC), e o RSPL, no contexto da rentabilidade em bancos. A amostra intencional abrangeu 22 bancos constantes do Ranking de Reclamações do Banco Central no segundo semestre do mesmo ano. O tratamento dos dados empregou análises descritiva e inferencial não paramétrica, com o uso do Teste Shapiro-Wilk e Correlação de Spearman. Para o total de bancos da amostra, os resultados sinalizaram associações inversas e significativas entre os í­ndices de reclamações e o RSPL. Considerando bancos com mais e com menos de 2 milhões de clientes, as associações também foram inversas, mas de uma maneira geral não significativas. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para reflexões de acadêmicos, reguladores, acionistas, usuários e demais interessados no estudo da associação entre indicadores de desempenho social e indicadores de desempenho econômico-financeiro de bancos atuantes no Brasil.

Biografia do Autor

Natália Sarellas Martins, Universidade de Brasí­lia (UnB)

Formada em Administração pela Universidade de Brasí­lia (UnB). Integrante do LInSE - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Inovação e Serviços, certificado pelo CNPq e DPP/UnB e colaboradora do blog Economia de Serviços.

Carlos André de Melo Alves, Universidade de Brasí­lia (UnB)

Doutor em Administração e professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade de Brasí­lia.

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Publicado

2018-05-02

Como Citar

MARTINS, N. S.; ALVES, C. A. de M. Responsabilidade Social Corporativa, Reclamações e Retorno Sobre o Patrimônio Lí­quido: estudo em bancos atuantes no Brasil no segundo semestre de 2014. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 8, n. 2, p. 21–32, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1272. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia