Prognóstico operacional de sistemas de abastecimento de água

Autores

  • Bruno Santos Vieira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Enzo Morosini Frazzon Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucila M. S. Campos Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Simulação, Otimização, Sistemas de abastecimento de água

Resumo

O planejamento de ações para minimização de riscos e garantia da eficácia de sistemas de abastecimento de água requer a utilização de modelos de previsão adequados. De fato, a previsão de comportamentos e a análise de cenários futuros podem ser apoiadas com o uso de técnicas e modelos de simulação. Neste artigo, é proposto um procedimento para simular a atuação de decisores ao planejar a operação desse tipo de sistema, de modo a obter um prognóstico operacional e financeiro que considere influências dinâmicas. A aplicabilidade do procedimento proposto é demonstrada através de um problema de planejamento de sistemas urbanos de abastecimento de água. Como resultado obteve-se uma distribuição de probabilidades de custos do sistema, informação esta que aprimora a tomada de decisão no contexto do sistema analisado. Além disso, o procedimento proposto tem aplicabilidade a outros tipos de sistemas complexos sujeitos a influências dinâmicas.

Biografia do Autor

Bruno Santos Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Engenharia de Produção Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-graduação de Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enzo Morosini Frazzon, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção (Doktor-Ingenieur, Dr.-Ing.) pela Universität Bremen/Alemanha (2006-2009); mestre em Engenharia de Produção - Logí­stica e Transportes (2003-2005) e Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994-1998).

Lucila M. S. Campos, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutorado (bolsista PDE CNPq) na University of London, Royal Holloway College (Ago/2015-Mar/2016)na área de Sustentablidade, temática Práticas Lean & Green no setor de Linha Branca

Doutorado (2001, UFSC, com sanduí­che na Stanford University pelo Environmental and Water Studies Program), Mestrado (1996, UFSC) e Graduação (1993, UFSCar), todos na aÌrea de Engenharia de Produção.Graduação em Administração (2009, UNIVALI).

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

SANTOS VIEIRA, B.; MOROSINI FRAZZON, E.; CAMPOS, L. M. S. Prognóstico operacional de sistemas de abastecimento de água. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 3, p. 106–122, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1086. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia