LOGISTICA REVERSA DO OLEO LUBRIFICANTE: Um Estudo Sobre a Atuação dos Postos Especializados em Troca de Óleo na Região de Jundiaí­/SP

Autores

  • Jucelaine Lopes de Oliveira Faculdade de Tecnologia de Jundiaí­ - Deputado Ary Fossen - CEETEPS
  • Marcelo Luis dos Santos Faculdade de Tecnologia de Jundiaí­ - Deputado Ary Fossen - CEETEPS
  • Monica Coradi Moreira Faculdade de Tecnologia de Jundiaí­ - Deputado Ary Fossen - CEETEPS
  • Tiago Vilucci Ruiz Ropa Faculdade de Tecnologia de Jundiaí­ - Deputado Ary Fossen - CEETEPS

Palavras-chave:

Logí­stica reversa, Rerrefino, Óleo lubrificante, Resí­duos sólidosLogí­stica reversa, Resí­duos sólidos

Resumo

Em vista do crescimento econômico e da frota automobilí­stica da cidade de Jundiaí­ SP nos últimos anos e, consequentemente, do aumento de resí­duos gerados na atividade de troca de óleo lubrificante, este estudo pretende analisar, através da legislação vigente, a gestão desses resí­duos nos diversos pontos de troca da cidade – estabelecimento especializado em troca de óleo – identificando os pontos crí­ticos. Para isto, foi aplicado um questionário composto por 12 perguntas relacionadas à situação fí­sica dos pontos de troca, armazenagem, coleta, embalagens e resí­duos gerados na troca de óleo lubrificante. Desta forma, foi possí­vel identificar problemas com a gestão desses resí­duos, tendo por base a Resolução CONAMA nº 362/2005 e o Guia de Gerenciamento de Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados.

Referências

BRASIL. Lei Federal nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Polí­tica Nacional de Resí­duos Sólidos; altera lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e da outras providencias. Diário Oficial de União, Brasí­lia, 2 ago.2010.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Resolução CONAMA nº 362 de 23 de junho de 2005. Dispõe sobre o recolhimento, coleta e destinação final de óleo lubrificante usado ou contaminado. Diário oficial de união, Brasí­lia, 27 jun. 2005. Disponí­vel em: <http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=466>. Acesso em Novembro de 2018.

BRASIL. Conselho Nacional Do Meio Ambiente. Resolução Conama n. 269 de 14 de setembro de 2000. Regulamenta o uso de dispersantes quí­micos em derrames de óleo no mar. Brasí­lia: MMA, 2000. Disponí­vel em. < http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=267> Acesso em. Novembro de 2018.

CAVALLAZZI, Eugênio; VALENTE, Luciana. Logí­stica Reversa: muito além da reciclagem. [S. l.]. Logí­stica descomplicada, [S. d.]. Disponí­vel em:< http://www. logisticadescomplicada. com/logí­stica-reversa-muito-alemdareciclagem/>. Acesso em Novembro de 2018.

GUARNIERI, Patrí­cia. Logí­stica Reversa: em busca do equilí­brio econômico e ambiental. Patrí­cia Guarnieri, 2011.

JUNDIAí. Página Institucional. Perfil da Cidade. Disponí­vel em

<https://jundiai.sp.gov.br/a-cidade/perfil/> Acesso em: Dezembro de 2018.

JUNDIAí. Página Institucional. Cresce Número de Motocicletas na Cidade. Disponí­vel em

<http://www.jj.com.br/jundiai/numero-de-veiculos-cresce-em-jundiai-motociclistas-sao-16-mas-ainda-sim-os-que-mais-morrem-nas-vias/> Acesso em: Dezembro de 2018.

JUNDIAí É O MELHOR MUNICíPIO DE MÉDIO PORTE DO BRASIL PARA SE VIVER. G1. Disponí­vel em< https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/especial-publicitario/prefeitura-de-jundiai/noticias-de-jundiai/noticia/jundiai-e-o-melhor-municipio-de-medio-porte-do-brasil-para-se-viver.ghtml> Acesso em: Dezembro 2018.

JUNDIAí. Página institucional. Serviços Públicos. Disponí­vel em

<https://jundiai.sp.gov.br/servicos-publicos/wp-content/uploads/sites//Plano-de-Resí­duos>, Acesso em: Dezembro de 2018.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia cientí­fica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINISTÉRIO PUBLICO -RS. Página Institucional. Disponí­vel em <.https://www.mprs.mp.br/media/areas/ambiente/arquivos/oleos_lubrificantes/manuais/gestao_oleos_lubrificantes.pdf>. Acesso 13/03/2019.

PLURAL. Plural – Plural. Disponí­vel em < https://somosplural.com.br/combustivel-legal/ Acesso em: Dezembro de 2018.

SINDIRREFINO. O SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DO RERREFINO DE ÓLEOS MINERAIS. Disponí­vel em

Sindirrefino < https://www.sindirrefino.org.br/rerrefino/logistica-reversa-oluc> . Acesso 14/03/2019.

SOHN, Hassan (Coord.). Guia Básico: Gerenciamento de Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados. São Paulo: Senai/SP, 2007.

Downloads

Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Artigos